Português (Brasil)

Nossa Terra, Nossa Gente e Nossas Histórias: Dr. José Vieira Marques (A Energia Elétrica)

Nossa Terra, Nossa Gente e Nossas Histórias: Dr. José Vieira Marques (A Energia Elétrica)

Data de Publicação: 28 de janeiro de 2025 15:45:00

Compartilhe este conteúdo:

 Por Deoclídes Santos - Colunista...

 

Em nossa terra, o saudoso e abnegado administrador de Palmyra, Dr. José Vieira Marques, sempre sonhou com a instalação de energia elétrica na cidade.

Começa então a busca para a realização e concretização deste sonho. Várias foram as visitas feitas à única cachoeira de que se tinha noticia na região a " Luiz Cunha" para sua visualização. Com a chegada de uma equipe de engenheiros ao local, concluiu se, desanimadoramente, que a queda d'água era insuficiente para a geração de energia elétrica necessária para o abastecimento do município. Mesmo frustrados, o sinhô da instalação de uma Usina de energia elétrica não parava por ali.

Por volta de 1910, Dr. Vieira Marques foi então procurado por um grupo de engenheiros que, ao estudarem a região, localizaram aquela que poderia ser a solução para a implantação da sonhada Usina.

Os engenheiros e o administrador do município partiram então, em caravana, ao distrito de São João da Serra, com o propósito de avaliarem a cachoeira do "Guary".

Para a surpresa de todos da comitiva, era a queda d'água ideal para o funcionamento da tão sonhada energia elétrica.

Após esta visita entusiasmada dos engenheiros e constatada a excelência da cachoeira, foram tomadas as providências necessárias para a implantação da Usina de energia elétrica de Palmyra.

A boa notícia não parava aí. Os palmirenses, além da energia elétrica, seriam surpreendidos pelo anúncio feito pela equipe de engenheiros, que havia todo interesse de ser aqui instalada uma grande fábrica de tecidos pela Casa Bancária Carlo Pareto, para qual trabalhavam os senhores engenheiros.

Tendo em vista a evolução dos estudos e constatado com maiores detalhes a potência da cachoeira do Guary, chegou-se então à conclusão de que poderia ser instalada em nosso solo, não uma fábrica de tecidos, mas a primeira fábrica de Carbureto de Cálcio da América do Sul.

Portanto, em 1910, a cidade de Palmyra foi contemplada com a Companhia Força e Luz e, em 1912, com a fundação da companhia Brasileira de Carbureto de Cálcio.

Este foi um dos grandes legados entre tantos do então administrador Dr. José Vieria Marques.

Fica aqui minha homenagem ao saudoso Vieira Marques que não conheci, mas que com determinação de um homem público muito fez por nossa gente.

Esta foto que ilustra tal matéria tenho ela como uma das mais emblemáticas de tantas que possuo de nossa terra.

 

 

Doquinha/jan de 2025

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário