Português (Brasil)

Após exclusão da Copa Cultura, Ideal F.C entende que punição foi injusta

Após exclusão da Copa Cultura, Ideal F.C entende que punição foi injusta

Data de Publicação: 19 de junho de 2023 22:43:00 Time do Patrimônio dos Paivas pegou um gancho de 5 anos fora do torneio depois de agressão à arbitragem no jogo contra o Santa Cruz. Junta Disciplinar se manifestou

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar

Pena dura. A Junta Disciplinar Desportiva aplicou uma punição que excluiu o Ideal F.C. por 5 anos da Copa Cultura, em Santos Dumont.

A medida foi tomada em reunião realizada no dia 15 de junho, na Sala Maurício de Camargo, levando em conta o fato de pessoas ligadas ao Ideal F.C terem invadido o campo e agredido um dos auxiliares de arbitragem durante a partida contra o Santa Cruz, no campo do Deserto do Saara, pela 5ª rodada do torneio.

A decisão leva em conta relatos na súmula do jogo, vídeos feitos por torcedores e um Boletim de Ocorrência registrado pelo auxiliar agredido.

Na ocasião, a partida estava empatada em 1x1 e, na fase final da segunda etapa, um pênalti chegou a ser marcado para a equipe do Santa Cruz, o que causou indignação e revolta nos torcedores e jogadores do Ideal.

"Os auditores presentes decidiram por unanimidade de votos acatar a relatoria na aplicação da pena de exclusão da equipe do Ideal Futebol Clube do restante da competição, podendo retornar após 5 edições na Segunda Divisão. Baseando-se no artigo 11 do RCC que cita 'O clube cujos diretores, atletas ou torcedores participarem de rixas, brigas, conflitos ou qualquer ato de agressão, antes, durante ou após uma partida, contra membros da equipe de arbitragem, mesário ou membros da coordenação da Copa Cultura desde que comprovado por meio de Súmula Oficial de Jogo de arbitragem e mesário ou por meio de comprovação de vídeo ou fotos ou por comprovação de B.O registrado será automaticamente excluído do restante da competição, podendo retornar após 5 edições na Segunda Divisão", diz o trecho da decisão levando em conta o artigo 11 do Regulamento da Copa.

Ideal entende pena como injusta

Por meio do diretor e jogador Júlio Cesar, o Ideal F.C se manifestou pedindo desculpa pela atitude, já que o clube não tem histórico de confusão no torneio. No entanto, a decisão da coordenação foi encarada como exagerada e injusta pelo clube.

"Achei injusta a decisão porque o regulamento não foi aplicado às outras equipes da mesma maneira. Se serve pra um, tem que servir para todos. Por exemplo, XV de Novembro e Santa Cruz, uma semana antes, deviam ter sido punidos com base no mesmo artigo, mas eles foram absolvidos". 

Júlio continua e afirma que o Ideal irá tentar recorrer da decisão: "Mesmo peso e medidas diferentes. Nosso clube tem história, nunca arrumou problema. A torcida e a população aqui estão todos indignados, mas vamos tentar recorrer pra abaixar essa pena porque o Ideal não é só um clube, é uma família". 

Junta Disciplinar se manifesta 

Procurada pela reportagem do Portal 14B na tarde desta segunda-feira (19), a Junta Disciplinar explicou que a alegação do Ideal não cabe, já que as situações são distintas. 

Ainda conforme a Junta, no caso da confusão envolvendo XV de Novembro e Santa Cruz, não houve relato em súmula de agressão à arbitragem por parte de atletas, diretores e jogadores, sendo os clubes julgados com base no artigo 10 do Regulamento da Copa. 

A briga, segundo análise, deu-se na arquibancada, com atenuante de jogadores e diretores dos clubes terem agido para o fim da mesma. A exceção foi um dos atletas, que arremessou um copo de cerveja e foi punido pela ação. 

Já no caso do jogo entre Ideal x Santa Cruz, a Junta analisou que não houve a mesma conduta dos diretores do Ideal em defesa da arbitragem. Pelo contrário, segundo o B.O registrado, houve agressão física de jogadores contra o auxiliar, enquadrando o julgamento do caso no artigo 11 do Regulamento.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário