Vídeo: retorno dos Jogos da Primavera desperta nostalgia em Santos Dumont
Portal 14B: Competição voltou depois de anos sem realização e mexeu com a memória afetiva de muita gente
Por Redação...
O retorno dos Jogos Estudantis da Primavera (JEP) neste ano mexeu com a memória afetiva de muita gente. O evento esportivo marcou época através de diversas gerações. Tempos em que sequer existia cobertura na quadra do Tangará, e modalidades como natação e futebol de campo ainda faziam parte do evento.
Se o período é lembrado com carinho pelo público, imagina pra quem jogou e ajudou de fato a construir o que os Jogos da Primavera são hoje? É o caso do professor Celso Luiz, que a cada vez que revira os arquivos em casa, relembra momentos especiais.
"Eu criei uma paixão realmente pelos jogos, isso foi desde minha formação, atuei como atleta e desde aquela época tinha vontade de participar dos jogos na organização, na arbitragem. Pode parecer difícil de acreditar, mas sempre quis estar envolvido. Foi uma sequência natural: de atleta passei para a arbitragem, depois fui para a organização e graças a deus conseguimos colocar os Jogos em um nível de organização muito bom", conta.
Um olhar para as arquibancadas e toda movimentação que os jogos proporcionam na cidade, mostra que o evento além de ter evoluído tem potencial pra ir ainda mais longe, inclusive além das quadras, movimentando a economia.
Além de funcionar como a primeira etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), os Jogos da Primavera ajudam na formação pra vida. Valores como solideriedade, disciplina e tantos outros passam a fazer parte da história de cada um que participa. Seja de quem tomou outros rumos ou mesmo daqueles que extrapolaram os limites de Santos Dumont foram fazer sucesso mundo a fora dentro do esporte.
Jussara Silva, atualmente jogadora profissional de vôlei do Sesc Flamengo, e Helvio Affonso, fisiologista do Comitê Olímpico Brasileiro, são exemplos de atletas que saíram do JEP e trilharam caminhos gloriosos no meio esportivo.
E quem é da área, sabe que o trabalho com o esporte proporciona a criação de vínculos pra vida toda e reserva momentos que ficam guardados pra sempre na memória.
Os Jogos da Primavera 2024 foram realizados pela Prefeitura com recursos viabilizados pelo deputado federal Luiz Fernando.
Foto/vídeo: Portal 14B