Português (Brasil)

Sorteio define grupos da Copa Cultura 2023 em Santos Dumont

Sorteio define grupos da Copa Cultura 2023 em Santos Dumont

Data de Publicação: 14 de março de 2023 22:59:00 Santa Cruz fará a partida de abertura da competição contra a equipe do XV de Novembro, no dia 07 de maio, no Campo do Social

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 

Acabou a espera. Na noite desta terça-feira (14) foram definidos os grupos da Copa Cultura 2023. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Santos Dumont e contou com a presença de representantes dos times.

A partida de estreia da 34ª edição do torneio está marcada para o dia 07 de maio, às 14h30, no Campo do Social Olímpico Ferroviário. O confronto coloca frente a frente o Santa Cruz, vice-campeão em 2022, e o XV de Novembro, definido por sorteio. Vale ressaltar que o Renascer, atual bicampeão da Copa, está fora da edição deste ano por não ter entregado as fichas de inscrição dos atletas dentro do prazo.

Primeira divisão

Grupo A: Cruzeiro do Córrego do Ouro - Olaria das Posses - Nova Esperança - Vila do Carmo

Grupo B: Tabajara - União Nova Dores - Ponte Preta - União Córrego do Ouro

Grupo C: Santa Cruz - Ideal - XV de Novembro - E.C. 2000

Grupo D: São Martinho - Formosense - América - Água Verde

Neste ano, além dos quatro cabeças de chave, os clubes dos distritos de Santos Dumont também foram separados em grupos diferentes. De acordo com a Coordenação da Copa, a fórmula de disputa continua a mesma dos anos anteriores. Classificam-se para a fase de mata-mata os dois melhores colocados de cada grupo. Os jogos de ida e volta se mantêm nas quartas, semis e final.   

Taça Eimar Santos 2ª Divisão da Copa Cultura

Já a Taça Eimar Santos 2ª Divisão da Copa Cultura, que conta com os clubes Bela Vista, Botafoguinho, Fluminensinho e Viradense, terá um novo formato. 

Segundo a Coordenação da Copa, a segunda divisão vai ser composta por um grupo único de quatro times. Todos eles vão jogar entre si em partidas de ida e volta, ou seja, um total de seis rodadas. Ao final, três clubes se classificam e jogam entre si um triangular em jogo único no Campo do Social. Os dois melhores sobem para a primeira divisão e decidem a Taça Eimar Santos também em jogo único. 

O presidente da Copa Cultura, Josué Faria, comentou sobre a expectativa para a edição do torneio neste ano.

"A expectativa é a melhor possível. O sorteio foi tranquilo, os grupos muito bem divididos, o plenário lotado é sinal que o pessoal gosta da Copa Cultura e nós vamos lutar a cada dia por uma Copa melhor", afirmou.

Presidente do Santa Cruz descarta rótulo de favorito

Depois da definição dos grupos, as atenções voltaram-se para a análise dos confrontos que estão por vir. Destaque para o Santa Cruz, que chegou na final das últimas três edições da competição, conquistando o título em 2018.

"Grupo difícil. Vamos começar com a adrenalina grande no jogo de abertura contra o XV de Novembro. Estamos aí firme, fazendo um trabalho de pré temporada bacana, vamos entrar firme para esse primeiro jogo, se Deus quiser", disse Marcello Guerra, presidente do tricolor.

Sem o Renascer, que protagonizou as últimas três finais de Copa contra o Santa, o time do Córrego do Ouro é considerado por muitos o favorito ao título desta edição. No entanto, o presidente do clube descartou esse rótulo.

"Não tem favoritismo. É claro que sem o Renascer, é um adversário a altura a menos pra nós. Mas não que os outros não sejam difíceis,  a gente vai lutar com todas as forças contra todos os outros adversários pra tentar conquistar mais uma vez a Copa Cultura", afirmou.

Reforços no Tabajara 

Uma das equipes candidatas ao título deste ano também é o Tabajara, que fez investimentos importantes em contratações para reforçar seu elenco. A principal delas é o atacante Gago, melhor jogador e artilheiro da edição de 2022, quando atuou pelo Santa Cruz. 

"O Tabajara vem galgando alguns anos pra chegar ao título da Copa Cultura. No ano passado acabou saindo nas semifinais, fazendo um grande jogo contra a equipe do Renascer. Reforçou seu elenco, não só o Gago como outros atletas campeões. O Wellington, o jogador mais vencedor da Copa em atividade, o Cleiton que foi uma das referências do título do Renascer em 2022. Queremos esse título em homenagem ao Vanei, que é um cara que batalha muito pelo esporte", disse Renan Pedrosa, técnico do Tabajara. 

 

Fotos: Peterson Escobar

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário