Português (Brasil)

Veja o que Barreirão, Engenho e Renascer precisam para disputar a Copa Cultura 2023

Veja o que Barreirão, Engenho e Renascer precisam para disputar a Copa Cultura 2023

Data de Publicação: 8 de março de 2023 20:49:00 Solução passa por ajuda dos outros clubes do torneio e precisa ser entregue até sexta-feira (10). O Portal 14B conversou com a Coordenação da Copa Cultura na tarde desta quarta-feira (08)

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 

Corrida contra o tempo. Nesta quarta-feira (08), o Portal 14B conversou com a Coordenação da Copa Cultura de Futebol Amador para esclarecer a situação das equipes Barreirão, Engenho e Renascer. A única solução para os três times disputarem a edição deste ano passa pela ajuda dos outros 20 clubes do campeonato.

"A válvula de escape dessas três equipes é a Carta Magna. É elas conseguirem reunir todos os outros 20 clubes, recolher as assinaturas dando o aval e apresentar até sexta-feira (10), pois temos que homologar o sorteio. A Copa vive dos clubes", explicou Josué Faria, presidente da Copa Cultura. A carta, no caso, precisa de 100% de adesão dos demais clubes para que o pedido seja acatado.

O sorteio para a 34ª edição da Copa Cultura está marcado para a próxima terça-feira (14), às 19h na Câmara Municipal, quando será também anunciada a data de início da competição. 

Josué Faria lamentou a situação e comentou sobre a possibilidade da Copa acontecer sem o atual bicampeão da elite do futebol sandumonense.

"Isso para a Copa é uma perda. O Renascer é um time que agrega bastante em qualidade técnica e presença de torcedores, é o atual bicampeão. Mas nós temos que seguir o regulamento. Nós esperamos e comunicamos no dia da reunião. A Copa não pune ninguém, eles mesmo que se punem. A ausência dos três clubes é ruim para nós", disse.

Em caso da confirmação da ausência do Renascer na edição de 2023, o Nova Esperança, time do mesmo bairro do Tigrão, é quem assume a vaga na primeira divisão do torneio, pelo lugar alcançado na Taça Eimar Santos "2ª Divisão" da Copa Cultura em 2022.

Tentativa de entrega das fichas após a reunião

Na manhã desta quarta-feira (08), O Portal 14B mostrou que a diretoria do Renascer informou a intenção de recorrer da decisão da Copa e levar o caso para a Justiça comum. Posteriormente, a diretoria do Barreirão também se manifestou no sentido de procurar uma alternativa para disputar o torneio.

A data limite para a entrega de pelo menos 15 fichas dos atletas, com base no regulamento, foi na terça-feira (07), em reunião ordinária iniciada às 19h, na sala Maurício de Camargo, no Tangará Tênis Clube. Segundo a coordenação, a reunião foi encerrada às 23h, levando em conta o período de espera de 1h30. A ata foi fiscalizada e assinada por representantes de cinco clubes que permaneceram no local: Botafoguinho, Nova Esperança, E.C. 2000, União do Córrego do Ouro e Ideal.

Ainda segundo a coordenação, um determinado tempo depois de encerrada a reunião, o presidente e o tesoureiro da Copa foram abordados por integrantes do Renascer, em um restaurante no Centro da cidade, em uma tentativa de entrega das fichas.

"Eles tem o direito de recorrer à Justiça, nós temos nosso regulamento a seguir. A entrega dessas fichas só acontece na sala da coordenação, isso foi combinado entre os diretores e consta em ata. Não podemos receber nada fora desse local e da reunião. Nós não tínhamos a obrigação de ligar pra ninguém, os times sabem das datas, sabem dos horários. Mesmo assim nós ligamos para os clubes ausentes e demos 1h30 de prazo. Não explicaram a situação, disseram que as fichas estavam com outro diretor e depois com outro diretor. Temos, inclusive, um áudio de um dos diretores do Renascer admitindo que o erro foi deles", afirmou Josué.

 

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário