Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 1 de fevereiro de 2023 16:39:00 01 de fevereiro de 2023

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  LUIZ FERNANDO

O deputado federal Luiz Fernando Faria tomou posse hoje na Câmara dos Deputados. Luiz Fernando é a personalidade que durante sua campanha prometeu dar voz aos municípios mineiros. Hoje ele é a mais importante liderança política de Santos Dumont. 

Faço votos de grandes realizações ao parlamentar neste seu novo mandato.

  COBRANÇAS

Na tarde da última segunda-feira (30) os vereadores receberam os secretários de Agricultura, Pedro Paulo dos Reis; de Administração, Joseane Aparecida Azevedo; e o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Lúcio de Almeida.  Com exceção da secretária Joseane, os demais estão há um bom tempo no governo. Tendo conhecimento da precariedade de nossas estradas rurais, e diante do público que esteve na Câmara cobrando providências, eles têm que apresentar resultados, mas não é só falar não. Já Joseane demonstra muita vontade em ver as coisas funcionando e aposta no planejamento.

   JOSEANE

A secretária de Administração teve uma importante participação na reunião de segunda-feira, argumentou que o que falta é planejamento. Também acredito nisso, um bom planejamento e o gerenciamento de recursos da Prefeitura Municipal, pode dar uma nova cara a nossas estradas rurais. Todo mundo sabe que todos os anos é a mesma coisa. Sabendo disso as estruturas do governo municipal deveriam se planejar antevendo os problemas típicos da temporada. Gestão é tudo. Neste contexto acho que a secretária vai saber conduzir a situação e buscar uma solução dos vários problemas que têm incomodado a população da Zona Rural. Ela viu a insatisfação da população de perto e vai com certeza buscar resultados.

Caso obtenha sucesso, vai ter seu nome lembrado para a sucessão municipal. 

  ZÉ LÚCIO

O chefe de Gabinete José Lúcio soube muito bem absorver a pressão da população. De forma sensata, soube muito bem ouvir os problemas apresentados na reunião e propôs discutir com quem tem poder de decisão. É sabido que todos os anos as chuvas nos impõem problemas a serem resolvidos. Mas convenhamos que este ano choveu demais e em todos os lugares. Ele é um secretário experimentado e deve sim buscar soluções para as estradas do município. Pois delas depende não só o produtor rural, mas a economia de nosso município. José Lúcio é um dos nomes que são frequentemente lembrados para o processo sucessório de prefeito.    

  PEDRO

Todos os anos os problemas são os mesmos, disso não podemos nos esquecer. Mas o lamentável é que sabendo disso o secretário Pedro Paulo somente agora diz que não tem condições de solucionar o problema. Faltou planejamento, disso não tenho dúvida. Para piorar a situação sua pasta possui um baixo orçamento, o que limita a capacidade de reação aos problemas que lhe são apresentados.  Além de recursos orçamentários ele precisa de planejamento, equipamentos, pessoal qualificado. Se o próprio prefeito Betinho confiou a Secretaria de Agricultura a Pedro Paulo, acho que com os instrumentos certos ele pode fazer muito mais do que tem feito.  Com certeza vejo que no atual momento ele tem feito das tripas coração.

  DR. AFONSO E HEITOR

 

O ex-vereador Dr. Afonso Sérgio Costa Ferreira acompanhado de seu filho Heitor, compareceu à Câmara Municipal. Como produtores, os dois vieram também cobrar providências dos secretários municipais. Neste primeiro momento tenho certeza que não saíram satisfeitos, porém mostraram suas insatisfações. É melhor do que não aparecer para reivindicar melhorias. Elas virão com certeza, mas não antes de muitas cobranças.  

  PREFEITÁVEIS

Também estiveram presentes, o empresário João da Ruralvet e Dr. Francisco Cláudio, que observaram as cobranças feitas aos secretários pela população. Ambos engrossaram o apoio a uma parcela da população que vem frequentemente reclamando da falta de gestão. Essas duas personalidades da política sandumonense começaram se ambientar às cobranças, isso caso eleitos.

Estas importantes personalidades de nossa cidade têm seus nomes lembrados frequentemente nas rodas de política para a eleição de 2024.

   DEMOCRACIA

A reunião da Câmara Municipal com os secretários e a população, acabou confirmando as palavras de Flávio Faria (PDT). Ele colocou as portas do Legislativo abertas para as demandas da população. Faz uso do espaço democrático da Casa para discutir assuntos de relevância para a cidade. Flávio Faria é o presidente atual da Casa, tem como vice-presidente Niltinho (PDT) e como secretário Tim chora Neném (Cidadania).

   LEGISLATIVO

O vereador Tiãozinho do Formoso (PSC) foi o proponente da reunião que colocou frente a frente o governo e a população. Utilizando do espaço do Legislativo, ele abriu um diálogo direto para se buscar uma solução para as estradas rurais. Particularmente acho que o parlamentar pecou apenas em uma coisa.

Ao dizer que o vereador não tem condições de propor projetos. Digo ao contrário, tem sim. O parlamento de Santos Dumont tem muita força, é pioneiro em vários campos da legislação. Os projetos tem força de lei, quando desobedecido os infratores podem ser penalizados.

O parlamentar mostrou muita força a propor a reunião com moradores da Zona Rural, diretamente atingidos pelos temporais. Isso demonstrar que um parlamentar pode muito, uma Câmara inteira pode muito mais. Isso é minha forma de ver as coisas, mas parabéns pelo trabalho que realizou na última segunda-feira.

  LIMPEZA

A Praça Bagatelle é uma das mais importantes referências do inventor Alberto Santos Dumont. Seu 14bis antes iluminava a chegada de nossa cidade, mas hoje além de não iluminar mais nada está tomado pela sujeira e pelo mato. Lamentável.   

ALEMANHA

O chanceler alemão Olaf Scholz desembarcou no Brasil segunda-feira (30) e teve encontros com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com delegações de empresários.

A viagem de Scholz incluiu, também, Argentina e Chile, visando enfatizar a importância da América do Sul para o governo alemão.

O governo alemão busca reduzir a dependência econômica em relação à China, diversificando seu comércio e fortalecendo as relações com as democracias em todo o mundo. Por isso o chanceler alemão busca apoio nos países do Mercosul.

BNDS

Não bastou os prejuízos do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDS) durante o governo Lula e Dilma, com financiamento a países de esquerda sem nenhuma garantia sólida, agora o presidente vem com a mesma fórmula. Lula acha que nosso dinheiro é capim?

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário