Português (Brasil)

Fisiologista sandumonense, Helvio Affonso, fecha com Vitória-ES

Fisiologista sandumonense, Helvio Affonso, fecha com Vitória-ES

Data de Publicação: 7 de dezembro de 2022 14:37:00 Essa será a segunda experiência de Helvio no futebol profissional. Sandumonense tem medalhas olímpicas no currículo

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação com informações do GE 

O fisiologista sandumonense, Helvio Affonso, fechou com o Vitória-ES. Helvio chega ao clube capixaba para ajudar a comissão técnica na distribuição de cargas nos treinos de pré-temporada, antes da disputa do campeonato estadual 2023.

"Com a intensidade que o jogo é feito hoje, a fisiologia é fundamental, pois jogadores são levados ao limite o tempo todo. Saber a recuperação ideal, a melhor distribuição de cargas de treinos, melhores práticas de recovery, mensurar os desgastes, ajustar a nutrição entre outras coisas acontecem de forma precisa a partir da fisiologia e bioquímica aplicadas", declarou ao site Globo Esporte.

O fisiologista define junto a preparação física os momentos de monitoramento e controle. A frequência da participação de Helvio Affonso no Vitória é específica, de acordo com a sequência de treinos ou jogos. O contrato, segundo Helvio, é válido para a temporada, já que o Vitória tem estadual, Copa do Brasil e Série D pela frente.

"Ano cheio e com muitos planos interessantes para botar em prática", disse ao Portal 14B.

Ele irá analisar respostas inflamatórias e lesão tecidual (desgaste muscular) com uso de biomarcadores a partir de coletas de sangue capilar (no dedo) e equipamentos próprios.

"O staff precisa trabalhar de forma conjunta, minha função é como se fosse o sinalizador, a Fisiologia é um elo de todas as funções. Identificar as respostas fisiológicas e indicar as melhores estratégias de preparação física, recuperação, nutrição e capacidade geral dos atletas visando potencializar a performance. Vale ressaltar que a integração do staff normalmente vai ser capitaneada pelo treinador (Rodrigo César)", disse.

Antes da experiência com o Vitória-ES, o sandumonense trabalhou no futebol em 2019, quando acertou com o Rio Branco-ES, que contava com a presença de Loco Abreu. Na época ele contribuiu com informações em tempo real que detecta desgaste, capacidade de recuperação e perfil fisiológico de cada atleta para elaborar exercícios específicos.

Currículo olímpico

Helvio é doutor em Ciências Farmacêuticas e especialista em Treinamento Desportivo de Alto Rendimento. O fisiologista foi ouro no vôlei de praia com a dupla Alison e Bruno Schmidt no Rio 2016. Além disso, foi bronze nos 50m livre em Tóquio 2020 com o nadador Bruno Fratus e trabalhou com o ucraniano Andriiy Govorov e a nadadora paralímpica Mariana Gesteira. Desde 2014, ele monitora o controle de treinos do velocista capixaba Paulo André.

 

Fotos: Arquivo pessoal

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário