Português (Brasil)

Rumo ao hexa: ruas de Santos Dumont são enfeitadas para a Copa do Mundo

Rumo ao hexa: ruas de Santos Dumont são enfeitadas para a Copa do Mundo

Data de Publicação: 24 de novembro de 2022 09:32:00 Moradores tentam manter viva a tradição de pintar muros e pendurar bandeirinhas nas vias públicas. Brasil estreia na competição nesta quinta-feira (24) contra a Sérvia

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter... 

No ritmo da Copa! Mesmo sem a mobilização de outros tempos, tem gente que faz questão de manter viva a tradição de enfeitar as ruas em época de Copa do Mundo. Em Santos Dumont, algumas vias públicas ganharam as cores do Brasil, seja por meio de pinturas ou das populares bandeirinhas.

Na Rua Alagoas, no bairro das Flores, o hábito continua vivo. Uma das entusiastas é a professora e artista plástica, Carla Amorim. "Desde que eu moro aqui, há 23 anos, sempre fizemos isso. Essas bandeirinhas são da última Copa, sobrou e acabei guardando pra usar este ano. Ainda não terminou, vamos pendurar mais", conta.

Apesar de ser considerado o país do futebol e a paixão envolver pessoas de todas as idades, a tradição de enfeitar a rua é mantida pelos adultos. Além de Carla, todos os outros colaboradores têm mais de 30 anos, com exceção do próprio filho da professora, o Thiago, que tem 21 anos.

Para Carla, isso é reflexo da mudança de comportamento e interesse das gerações. "Ainda brinquei com o pessoal: poxa vida, só homem velho. As crianças mesmo perderam, não há incentivo nesse sentido".

A professora ainda lembra dos tempos áureos de mobilização:

"Eu lembro que a Prefeitura premiava a rua mais bonita. A Rua João Gomes, por exemplo, ficava maravilhosa, ela é estreita e o pessoal pintava a rua toda, tinha as bandeiras. Isso era valorizado na época. Na minha opinião, falta um incentivo maior do poder público atualmente. Você colocar uma bandeirinha na rua é algo cultural, é algo saudável. Isso é uma coisa que envolve família, comunidade. Hoje as crianças não têm esse prazer".

Outras ruas

No centro da cidade, a Rua Maquinista João Mendes, popularmente conhecida como "rua da feira" também ganhou decoração característica para o evento esportivo. Assim como a Rua Aracitaba, localizada no bairro Vila Esperança.

"Eu e uns amigos começamos com as bandeirinhas, aí minhas primas tiveram a ideia de pintar os muros. Tudo de forma muito simples, não foi nada combinado e acabou fluindo normalmente. Finalizamos em dois dias", disse Angelo. 

O morador tem 42 anos e é nascido e criado no local. Para ele, essa é uma oportunidade de motivar os mais novos. "Mostrar pra essa geração como era bacana a época de Copa do Mundo. Isso é relembrar os velhos tempos, época de ouro!", disse.

O Brasil estreia na Copa do Mundo 2022, às 16h, diante da Sérvia, nesta quinta-feira (24), no Catar. 

 

 

Fotos: Peterson Escobar / Arquivo pessoal / Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário