Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 13 de outubro de 2022 09:41:00 13 de outubro de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

Por Gilberto Freire - Repórter...

 

  BATALHA DAS PESQUISAS

Nos últimos meses todos nós fomos bombardeados com a divulgação de pesquisas eleitorais, que sempre colocaram a frente este ou aquele candidato. A pesquisa em um país de quase 130 milhões de brasileiros, computa a participação de 2 a 5 mil pessoas. Na verdade, pode parecer pouco, seus resultados sempre são questionados, e pode ser mesmo. A pesquisa embora obtenha parâmetros para apontar caminhos, não pode ser vista como uma verdade absoluta, mas apenas uma pequena tendência que pode ser mudada conforme a circunstância do momento. Acompanho com certa curiosidade, mas a decisão de meu voto a mim pertence.

ELEIÇÃO

Deu no jornal Hoje em Dia de ontem que o “Vira Voto em Minas tem a Zona da Mata como região estratégica”. Sobre tudo na cidade de Juiz de Fora governada pela petista Margarida Salomão e também cidades vizinhas. O governador Romeu Zema que declarou seu apoio ao presidente Jair Bolsonaro pretende trabalhar no vira votos aqui na região. Já Luiz Inácio Lula da Silva, Margarida Salomão e a forte militância do Partido dos Trabalhadores deverão intensificar o seu boca a boca.

  PROGRAMA

No Globoplay está em analise um projeto de uma série com o titulo: “A república das milícias: dos esquadrões da morte à era Bolsonaro”, do livro de Bruno Paes Manso. A produtora LC Barreto comprou os direitos da obra. Roberto Gervitz é o roteirista da trama.

Até parece provocação, vale lembrar que o grupo Globo teve concessão encerrada no último dia 05 de outubro para as cidades São Paulo, Rio de Janeiros, Distrito Federal, Recife e Belo Horizonte. A Vênus platinada encaminhou requerimento ao Congresso Nacional, em uma tentativa de renovação de sua concessão por mais 15 anos. Para que isso aconteça é necessário que a empresa pague o imposto devido, particularmente acho que a renovação vai ser feita.

MULHER

A segunda-feira (10) foi comemorada o Dia Nacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Boa parte delas sofrem as mais diversas formas de violência, seja física, emocional, política e financeira. Lamentavelmente aqui em nossa cidade pouco foi comentado. Mas tudo bem.

Acho que o momento é para todos refletirem a cidade que queremos. Fico na torcida para que as autoridades municipais deem um passo importante no sentido de se proteger a mulher e seus filhos. Acho que é o momento oportuno para se criar a casa da mulher, onde ela que é vitima da violência doméstica possa ficar com seus filhos e ser protegida.

  FESJ

A presidente da Fundação Educacional São José, Hugo Presley, juntamente coma vice-presidente Débora Soares, estiveram na Câmara Municipal na tarde de segunda-feira (10) conversando com os vereadores. Eles tentaram conseguir apoio dos parlamentares a seus objetivos para o projeto de reforma do prédio do Colégio São José. Isso praticamente estava encaminhado.

O outro objetivo e tão importante quanto a reforma do prédio, é o destino de R$ 800 mil reais em emenda parlamentar do deputado Dr. Frederico destinado a unidade. Porém o recurso foi encaminhado ao Fundo Municipal de Saúde e não a educação. Assim a diretoria da Fundação busca a liberação deste recurso junto a Prefeitura para saudar compromissos trabalhistas, aí Hugo e Débora foram pedir apoio dos parlamentares a liberação do recurso. Ficou de ser agendado com o prefeito Betinho (Cidadania) uma nova rodada de negociação.       

  FEDERAÇÃO

A Câmara Municipal de Santos Dumont decidiu na segunda-feira (10), convidar o presidente da Federação de Bairros Francisco José Araújo, a participar de uma reunião na próxima segunda-feira, às 15 horas com os vereadores.

Os parlamentares querem saber como está o convênio da entidade com a Prefeitura Municipal, e explicar algumas questões sobre o deficitário transporte de ambulâncias geridas pela entidade. Essa reunião é muito aguardada por alguns parlamentares.

  VELÓRIO MUNICIPAL

Inaugurados nos últimos dias do governo Bebeto Faria em 2016, o Velório Municipal “Prefeitos José Nogueira da Costa” sempre funcionou precariamente. O prefeito Betinho (Cidadania) encaminhou projeto à Câmara Municipal contemplando as funerárias da cidade uma concessão de uso do local. As empresas buscam melhores condições no projeto de lei que atenda seus interesses. O projeto tramita na Casa e não deverá ser votada na próxima semana.

  COPA CULTURA

No próximo domingo (16) teremos a grande final da 33º Coordenação da Copa Cultura de Futebol. Concorrem a Taça Eimar Santos pela segunda divisão, as equipes do Água Verde contra o Formosense.

Na primeira divisão concorrem as equipes do Santa Cruz versus Renascer, este último conta com a vantagem sobre adversário.

A coordenação da Copa Cultura não tem poupado esforços e investimentos na segurança pública dentro do estádio. Faço votos que as equipes e suas torcidas levem em conta o espírito esportivo na disputa pelo título.

  FEIRA LIVRE

Com a antecipação da feira livre para terça-feira em decorrência do dia 12 de Outubro uma coisa é fato. A feira livre no centro da praça Cesário Alvim causa menos transtorno do que na rua propriamente dita. Na praça ela pode até atrapalhar alguns pedestres. Mas na rua onde estava sendo feito ao largo da praça, o transtorno é ainda maior por causa do impacto no trânsito de veículos que aqui na região já é caótico.

Tanto é que já estamos no oitavo secretário e nenhum deles conseguiu organiza-lo. Entretanto, a feira no centro da praça causa muito menos transtorno.

  COLETA CELETIVA

O acordo que entra em vigor em 01 de novembro, que tem como signatários a Prefeitura Municipal, Associação de Catadores e Associação Comercial (ACE), é uma esperança de se manter a cidade limpa. Infelizmente a reunião que ficou de acordar o processo da coleta dos materiais recicláveis teve uma baixa presença de comerciantes. Aí fica difícil.

A Associação Comercial e os demais signatários, negociaram algo de interesse de todos, e chega na hora ‘H” uma das partes interessadas em sua maioria não se faz presente. Isso não é um bom sinal.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário