Português (Brasil)

Como o Real Digital vai mudar a sua rotina? Versão virtual da moeda será lançada em 2024

Como o Real Digital vai mudar a sua rotina? Versão virtual da moeda será lançada em 2024

Data de Publicação: 27 de setembro de 2022 10:50:00 Banco Central já selecionou nove projetos. Inovações e promessas envolvem maior facilidade de pagamentos, transferência de recursos e compra e venda de imóveis e carros

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gabriel Shinohara- O Globo... 

Brasília – Fazer transferência offline, agilizar processos de compra e venda de imóveis e facilitar pagamentos internacionais estão entre os nove projetos selecionados pelo laboratório de inovação do Banco Central (BC) que trabalha em soluções para o Real Digital, que deve ser lançado em 2024.

O Real Digital é uma representação virtual da moeda que circula na economia brasileira. O projeto surgiu na esteira global: o crescimento das criptomoedas instigou bancos centrais de todo o planeta a desenvolverem suas próprias moedas digitais.

Os primeiros projetos foram selecionados com os trabalhos do Lift Challenge realizado pela Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central (Fenasbac) em conjunto com o BC começaram neste mês e reúnem projetos de várias instituições, como Itaú, Santander, Tecban, Visa e Mercado Bitcoin.

A intenção, segundo Rodrigoh Henriques, diretor de inovações financeiras da Fenasbac, é que ao final do período do Lift em fevereiro do ano que vem, as propostas alcancem o estágio de um Mínimo Produto Viável (MVP na sigla em inglês), ou seja, um produto que entrega o que promete, apesar de não estar completo.

— Ele ainda não é o produto, ele ainda não foi lançado, mas a sensação é que, mesmo não estando completo, se eu lançasse amanhã alguém ia se beneficiar. As pessoas iam dizer, pode melhorar aqui, ali, mas ele está funcionando — disse.

Duas transações em uma

Depois desse período, o BC vai selecionar projetos para avançar para a fase de pilotos que durará até o segundo semestre de 2024. O objetivo é que os projetos passem por testes com clientes em escopo reduzido para validar as ideias em ambiente próximo do real.

O projeto apresentado pelo Santander que tenta facilitar o processo de compra e venda de um imóvel ou veículo foi um dos selecionados. A premissa é de converter o direito de propriedade em um formato digital e por meio de um smart contract (contrato inteligente) possibilitar que o pagamento e a transferência da titularidade da propriedade aconteçam ao mesmo tempo.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário