Português (Brasil)

Governo de Minas deve desobrigar uso de máscara em local aberto nesta quinta

Governo de Minas deve desobrigar uso de máscara em local aberto nesta quinta

Data de Publicação: 10 de março de 2022 11:22:00 Às 11h, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, concede entrevista coletiva na Cidade Administrativa, para abordar o assunto

Compartilhe este conteúdo:

 Por O Tempo

 

Minas Gerais pode entrar, nesta quinta-feira (10), em uma nova etapa no enfrentamento à Covid-19. Às 11h, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, concede entrevista coletiva na Cidade Administrativa. A tendência é de que a pasta retire a obrigatoriedade sobre o uso de máscaras em espaços abertos no Estado. Na semana passada, em comunicado à imprensa, o secretário já havia indicado essa possibilidade. 

Em nota enviada à reportagem de OTEMPO, nesta quarta-feira, a secretaria acenou sobre a decisão, mas deixando, para as próximas semanas, o veredito sobre a obrigação de uso do acessório de proteção em ambientes fechados. “A partir da melhora nos indicadores, a SES-MG fará uma avaliação do cenário para tomar uma decisão sobre a possível flexibilização e a orientação atualizada acerca do uso de máscaras, especialmente em locais abertos, para depois decidir sobre espaços fechados”, diz trecho da nota. 

Conforme a SES, os dados de vacinação contra a Covid-19 em Minas apontam para “altos níveis de imunidade”. Além disso, a pasta destacou que há uma redução de risco clínico da doença em relação às hospitalizações e agravamento dos quadros de saúde dos pacientes. O painel de monitoramento da secretaria indica que 86,43% da população, apta à vacinação, já tomou a primeira dose, enquanto 81,30% dos habitantes já receberam as duas aplicações. 

Em relação à dose de reforço, o Estado tem uma cobertura vacinal de 44%. Nos leitos de UTI exclusivos para Covid, a ocupação está em 8,75%. Nas enfermarias equipadas para tratar a doença, apenas 5% das vagas estão com pacientes. Nos últimos sete dias, de acordo com os dados da pasta, a mortalidade por Covid a cada 100 mil pessoas está em 2,03. 

 

Foto: Fred Magno

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário