Minas entra em emergência de saúde pública devido ao aumento de doenças respiratórias
Data de Publicação: 2 de maio de 2025 15:32:00 Portal 14B: Medida é válida por 180 dias e visa adoção imediata de ações administrativas e assistenciais
Por Tribuna de Minas...
O Governo de Minas decretou, nesta sexta-feira (2), situação de emergência em saúde pública devido ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no estado. A medida faz parte de ações de enfrentamento das doenças típicas de outono e inverno, é válida por 180 dias e visa a adoção imediata de ações administrativas e assistenciais. Com isso, é possível fazer a contratação de mais profissionais e aquisição de insumos para controlar os casos.
Até 26 de abril, o estado já havia registrado 26.817 internações por SRAG e 397 mortes no ano – sendo que crianças de até 1 ano e idosos acima de 60 anos compõem a maioria das internações.
O estado está fazendo o monitoramento pela Sala de Monitoramento de Vírus Respiratórios, ambiente técnico que acompanha a circulação de vírus em Minas, visando tomar decisões rápidas e integradas nas áreas de vigilância, assistência e vacinação, assim como foi feito.
O decreto prevê a criação do Centro de Operações de Emergências em Saúde por Síndrome Respiratória Aguda Grave (COE-Minas-SRAG), que vai atuar no monitoramento e na coordenação das ações durante o momento emergencial.
Para dar suporte à rede hospitalar, a Secretaria também está fazendo o repasse de incentivos financeiros para abertura ou adaptação de leitos clínicos de atendimento pediátrico de SRAG.
“Estamos preparados para enfrentar esse momento, mas sabemos que ele exige esforço contínuo. Precisamos de abertura de novos leitos em algumas regiões e os municípios têm apoio garantido do Estado. Temos recursos disponíveis para isso, e seguimos em contato direto com as gestões locais para dar agilidade às respostas, especialmente em locais que enfrentam situações mais críticas”, destaca o Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, em nota encaminhada à imprensa.
Vacinação e qualificação dos profissionais
Para combater o aumento dos casos de doenças respiratórias, o estado continua com a vacinação contra a influenza, que agora faz parte do calendário de rotina e estará disponível o ano todo. Até o momento, Minas recebeu 5,7 milhões de doses, distribuídas aos municípios, e ampliou a vacinação para toda a população acima de 6 meses de idade.
“Temos vacinas eficazes para a maioria das doenças respiratórias, como influenza e covid-19. A única exceção é o vírus sincicial, que ainda não tem vacina disponível, mas é justamente um dos mais perigosos para bebês pequenos. Por isso, é essencial que pais e responsáveis levem seus filhos para vacinar. E que, em caso de sintomas, evitem o contato com outras crianças, para reduzirmos a transmissão”, orienta o secretário.
Além da vacinação, outra estratégia da Secretaria é a capacitação contínua dos profissionais de saúde, com treinamentos, webinários e aulas on-line. O foco dessa ação é o preparo para prevenção, diagnóstico e manejo clínico das doenças respiratórias.
Foto: Fábio Marchetto / SES-MG

Mudança de nome em Minas Gerais: quando é possível ser feita em Cartório ou na Justiça
Portal 14B: Cartórios registraram mais de 3 mil mudanças de nome em MG desde a entrada em vigor da nova legislação. Saiba Mais +
Operação da PF mira grupo que fraudava benefícios do INSS em Minas; prejuízo é de R$ 11,5 milhões
Portal 14B: Operação Egrégora identificou esquema com pessoas fictícias e causou prejuízo de mais de R$ 11 milhões aos cofres públicos Saiba Mais +
Mais de 700 vagas para cursos gratuitos de capacitação na área de turismo são abertas em Minas
Portal 14B: Inscrições acontecem até o dia 12 de maio Saiba Mais +
Aos 25 anos, mineira toma posse como a mais jovem juíza federal do país
Portal 14B: Luísa Militão, aprovada para o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em Brasília, compartilhou nas redes sociais a rotina de prepa Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|