Português (Brasil)

Coluna Gilberto Freire

Data de Publicação: 24 de fevereiro de 2022 11:24:00 23 de fevereiro de 2022

Compartilhe este conteúdo:

 

 

Por Gilberto Freire - Repórter

  TROVADORES

O meu amigo Miguel Jorge da Silva Fortes no fim da semana passada teve a honra de se tornar associado à União de Trovadores. Sua adesão foi acolhida por Tadeu Hagen, presidente da União de Trovadores do Brasil e pela delegada de Santos Dumont, Josiani A. Netto. Miguel é um excepcional escritor que tem levado o nome de nossa cidade a vários lugares do mundo. Eu o felicito, também aos demais membros da União de Trovadores do Brasil pela sábia e feliz escolha. Parabéns.

  INFRAESTRUTURA

No último sábado, atendi o pedido de Caroláyne Borges ao verificar as condições de sua rua, a Mestre Dunga no bairro Quarto Depósito. Fiquei bastante impactado com a situação local cuja infraestrutura é deficiente e não atende as necessidades dos moradores, das quais Caroláyne, seus pais Pedro Inácio e Célia Rosa.

A referida rua recebeu recursos para sua pavimentação onde era calçada, porém onde não há calçamento também não existe previsão orçamentária para uma nova intervenção.   

  TRIPLICANDO

Este mês de fevereiro as mortes dentro do estado de Minas por Covid-19 quase triplicaram, isso faltando pouco menos de uma semana para encerrar o mês. Foram 1.802 vidas ceifadas para a doença neste mês, contra o total de 655 mortes nos primeiros 31 dias do ano. Isso apesar do número de diagnosticado ser menor, na mesma comparação. O estado contabiliza 59.116 casos fatais de contágio por Covid-19 deste o inicio da pandemia.  

  GREVE

Preocupante a situação vivida pela sociedade, ao constatar que o movimento sindical da segurança pública se declarou em estado de greve em assembleia ocorrida em BH na segunda-feira (21). Todos os membros da força de segurança em Minas queixam-se de direitos que lhes são negados e sou solidário à categoria. O governador Romeu Zema que está prestes a concorrer à reeleição tem que dar mais atenção ao pleito da categoria. O grande dilema será conceder vantagens aos membros da segurança pública, outras categorias que tem seus ganhos achatados, como saúde e educação também irão querer seus direitos. A reivindicação das forças de segurança é legitima.

  DELEGACIA

Já que estou comentando sobre a segurança pública, essa semana aconteceu a reunião entre o prefeito Betinho e o delegado regional da Polícia Civil de Barbacena – Dr. Saulo do Prado Rodrigues; o chefe da 13º Departamento Regional Dr. Alexander Soares; o chefe da 5º Delegacia de Santos Dumont Dr. Cléber Faria da Silva e também o delegado Dr. Daniel Gomes, a fim de cuidar da transferência da atual sede que atende a comarca para o novo endereço na rua Dr. Guilherme de Castro, próximo ao 4º Esquadrão de Cavalaria.

  VOTAÇÃO

A Câmara Municipal apreciou o projeto de Lei nº 05/2022 – ‘Autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar convênio com o Estado de Minas Gerais, por intermédio da Polícia Civil, e dá outras providências’. A matéria foi amplamente debatida, tanto na sede do Executivo quanto no Legislativo, justamente para esclarecer os pormenores do convênio aos vereadores que não participaram daquela manhã da reunião no gabinete do prefeito Betinho.

AVANÇOS

Com as melhorias das instalações, a 5º Delegacia de Polícia Civil com certeza terá uma infraestrutura para atender adequadamente os vários municípios que compõe a comarca. Além da possibilidade nas melhorias dos plantões, evitando extensos deslocamentos, o plantão virtual a ser implantado e uma sala de acolhimentos para mulheres, crianças e jovens vítimas da violência domestica vai ser um grande avanço na modernização de nossa polícia.

  VISITA

Santos Dumont recebeu também na segunda-feira, a visita do presidente da Câmara de Matias Barbosa, vereador Anselmo Ítalo Leopoldino (PT). Ele é secretário executivo da Associação dos Poderes Legislativos da Zona da Mata e Vertentes (Apolegis). A visita é uma retribuição a um encontro anterior feita por parlamentares sandumonenses à Câmara de Matias Barbosa.

Na reunião de segunda-feira, o vereador presidente Anselmo deu início às discussões de uma possível adesão da Câmara de Santos Dumont a Apolegis. Várias possibilidades como estreitamento técnico, jurídicos, com trocas de ideias e o fortalecimento do Poder legislativo local foram discutidas. 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário