Português (Brasil)

Você conhece o Bairro Boa Vista?

Data de Publicação: 2 de outubro de 2021 11:49:00 Na terceira semana da nossa série especial sobre os bairros de Santos Dumont, trazemos um pouco desse bairro tranquilo e aconchegante

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello 

O bairro Boa Vista, em Santos Dumont, é definido por seus moradores como um lugar tranquilo e sossegado.

Com muita área verde, montanhas por todos os lados e belas casas, o bairro é bem aconchegante. Nele, existem dois modernos edifícios residenciais, o Edifício Leblon e o menor deles, Ed. Ortamir Ribeiro, além da famosa casa em formato de castelo, que parece ter saído de um conto de fadas.

Venha conhecer um pouco mais sobre o bairro e, quem sabe, nos fazer uma visita.

Comércio

Ao contrário dos bairros que já foram abordados na nossa série especial, o Boa Vista se destaca pela quase ausência de estabelecimentos comerciais.

Apenas duas padarias/mercearias estão localizadas no bairro, o que resulta no deslocamento dos moradores para os bairros vizinhos afim de comprarem o que não pode ser encontrado no Boa Vista.

Mas o bairro conta com locais que oferecem serviços de delivery de açaí e de comida caseira.

Educação

O bairro tem uma instituição de ensino, a Escola Municipal Maria da Conceição da Silveira Souza, localizada na Rua Victor Garcia de Souza, que oferece ensino infantil gratuito desde 2009.

A escola recebe crianças dos bairros Boa Vista e Quarto Depósito, e está equipada com um parquinho descoberto para as atividades de recreação dos alunos.

Saúde

A Unidade de Saúde da Família (o chamado Postinho), situado à Rua Cristino Ferreira Gomes, recebe diariamente pacientes do bairro Boa Vista e do bairro vizinho Quarto Depósito para consultas, acompanhamentos de gestantes, idosos e pessoas em tratamento.

A USF funciona de segunda à sexta de 07h às 16h oferecendo serviços de atendimento primário, imunização, exames ginecológicos, serviços de atenção pré-natal, controle de doenças, programas contra o tabagismo e entrega de medicamentos.

Cláudia Aparecida Gomes de Castro, moradora do bairro há mais de 30 anos, trabalha na USF.

"O Boa vista é um bairro muito tranquilo, o povo é acolhedor, todo mundo é muito unido, por isso não tenho vontade de sair daqui. O que faltava aqui, graças ao prefeito Betinho foi resolvido: o asfalto", afirmou Cláudia.

Cláudia relata que a via conhecida como "Estrada da Toshiba", levava barro e sujeira às ruas do bairro, mas após a revitalização realizada na via, o problema foi resolvido.

Lazer

O bairro apresenta uma quadra poliesportiva que, apesar da ótima localização em meio ao verde, não recebe a devida atenção.

A praça é o único local de lazer de muitas crianças e adultos do Boa Vista. Fundada em 2007, atualmente está com a cerca rasgada, coberta de mato e há cerca de uma mês, moradores relataram cheiro de carniça proveniente de três cavalos que apareceram mortos próximo ao local.

 

Religião

O bairro conta com uma pequena Igreja Pentecostal que atrai, principalmente, moradores do bairro.

A Capela São Francisco de Assis é um destino que merece ser visitado. Fundada em 1986 e com uma arquitetura diferenciada, ela se destaca na paisagem do bairro, e não se parece com outras igrejas católicas espalhadas pela cidade.

O coordenador da Comunidade São Francisco de Assis, Sebastião Costa, é uma figura conhecida no Boa Vista, e convida todos para a celebração da próxima segunda-feira, dia 04 de outubro, quando é comemorado o dia de São Francisco de Assis.

Sebastião alerta sobre o seguimento das normas do decreto que permite que apenas 50% da capacidade da igreja seja ocupada.

Com celebrações às 06h, às 12h e 19h, a Capela receberá fiéis do santo que, de acordo com a crença cristã, teve o dom da profecia e o dos milagres concedido por Deus.

São Francisco de Assis manifestava seu amor à Deus por uma alegria imensa, que se expressava muitas vezes em cânticos ardorosos. A quem lhe perguntava qual a razão de tal alegria, respondia que “ela deriva da pureza do coração e da constância na oração".

Reclamação

Atualmente, os moradores têm feito um apelo à Prefeitura Municipal de Santos Dumont para considerar a volta dos horários habituais dos ônibus.

Com a pandemia do novo coronavírus, o prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania) decretou que a Celeste Viplan, empresa responsável pelo transporte coletivo, diminuísse os horários. Com isso, o último ônibus da linha que contempla o bairro, Boa Vista x Glória, passa no centro da cidade sentido Boa Vista, diariamente, às 20h35.

"Nem todo mundo tem carro, a gente depende do ônibus e eu quando eu saio tarde do trabalho, preciso ir pra casa andando depois de um dia cansativo. Quase tudo já foi normalizado, os bares e restaurantes da cidade ficam abertos até meia-noite, então por que o último ônibus não pode voltar a ser 11h05?", questiona João Maria, de 44 anos, morador do bairro.

Quer conhecer melhor o nosso bairro? Venha nos fazer uma visita, será um prazer receber você.

 

Fotos: Mariana Figueiredo

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário