Português (Brasil)

Polícia Militar intensifica a fiscalização no trânsito em Santos Dumont

Polícia Militar intensifica a fiscalização no trânsito em Santos Dumont

Data de Publicação: 30 de setembro de 2021 15:18:00 Blitz surpresas e de caráter repressivo serão realizadas visando a diminuição de condutas infracionais. COMTRAM e Secretaria de Transporte discutem possíveis mudanças

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

A Polícia Militar vai intensificar a fiscalização no trânsito de Santos Dumont. A ideia é que a partir dessa semana passe a ocorrer blitz surpresas e de caráter repressivo na cidade, ou seja, sem hora e local definidos, com o intuito de inibir condutas infracionais no trânsito.

De acordo com uma estimativa realizada pelo Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (COMTRAM), Santos Dumont conta, atualmente, com aproximadamente 20 mil veículos, o que corresponde a quase metade da população de 46.284 habitantes, segundo o senso de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda conforme o COMTRAM, em 2014, a cidade tinha cerca de 15 mil veículos.

Na esteira do aumento de automóveis nas ruas do município, veio também a ampliação de infrações. Embora a 63ª Cia não tenha divulgado os dados de multas aplicadas em 2021, Arcioli Lazzarini, major da PM, admite que o número é considerado alto para os padrões de um município como Santos Dumont.

"Nós vamos fazer essa operação que a gente chama de blitz repressiva, pelos menos duas vezes na semana, sem horário preestabelecido. A viatura vai chegar, vai montar a operação e colocar em prática. A última que fizemos, contabilizamos cinco remoções de veículos que estavam irregulares. Até o momento, registramos 504 multas na cidade, quer dizer, é um volume muito grande, isso expressa que as pessoas estão cometendo as infrações e não estão preocupadas. A pessoa teve o veículo removido e uma hora depois já estava rodando no centro. A gente pede a atenção e comprensão das pessoas para que tenhamos um trânsito mais cidadão, para que deixemos a cidade mais organizada. O primeiro sinal da falta de educação de um povo é bagunça no trânsito", afirmou o major.

Além de blitz, a companhia passou a contar, desde segunda-feira (27), com uma motocicleta que faz, exclusivamente, a fiscalização de estacionamentos de veículos em locais proibidos e outros problemas relacionados ao trânsito.

"A gente tem notado que muitos motoristas mal educados tem cometidos algumas infrações como estacionamento em locais proibidos, estacionamento em esquinas inviabilizando a passagem de ônibus, caminhão de lixo, ambulância carro de polícia ou veículos maiores. Há também paradas em fila dupla, carga e descarga em local proibido, uma infinidade de irregularidades", disse Lazzarini.

O major ainda fez questão de destacar que a ação engloba todas as categorias profissionais ligadas ao trânsito: "Gostaria de chamar a atenção para um detalhe porque não estamos direcionando a nossa operação para uma categoria profissional específica. Sei que a vida está difícil e os motoristas de aplicativo estão tentando ganhar o seu pão, o momento do país é complicado. A gente compreende que às vezes é necessário parar pra o desembarque de um idoso, a gente sinaliza, mas infelizmente temos vistos alguns abusos", afirmou.

Região central tem pontos críticos

O centro da cidade tem sido alvo de reclamações e desrespeito. Não é tarefa difícil flagrar algum tipo de infração na Av. Getúlio Vargas ou na rua Antônio Abud, por exemplo. Clésio Santos, presidente do COMTRAM, destaca que nem os idosos têm sido poupados dos problemas.

"Tá ficando difícil o trânsito na cidade. Realmente vimos muitos problemas ali perto da sede da Polícia Civil e Banco do Brasil, por exemplo. Agora começaram a não respeitar também os seis metros de estacionamento em esquinas, ali perto da Caixa Econômica é um exemplo. Além disso, estão tirando o direito de ir e vir das pessoas idosas, às vezes elas precisam ir ao banco e não acham lugar pra parar", afirmou Clésio.

Para o presidente do COMTRAM, a medida da PM é necessária, mas precisa vir acompanhada de outras ações para começar a solucionar as questões do trânsito na cidade.

"Essas blitz precisam ser constantes, mas não precisam ser todas repressivas. Embora elas sejam fundamentais, acredito que é importante realizar algumas blitz educativas também para o povo ter certeza que a PM está agindo em busca da conscientização, até porque o intuito não é ficar pegando todo mundo com calça curta porque sabemos que o dinheiro está difícil", disse Clésio, que continua "Temos projetos importantes tramitando na Câmara, que visam ajudar a melhorar esse assunto no município".

Os projetos aos quais se referiu Clésio, estão na Câmara Municipal, são eles: 1) Municipalização do Trânsito, que tramita na Casa Legislativa; 2) Criação da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI), aprovada pelos vereadores na última segunda-feira (27); 3) Contratação de agentes de trânsito, que está em discussão pelos parlamentares; 4) Regularização do transporte por aplicativo tipo "Uber", que também tramita na Casa.

Reunião pode culminar em mudanças

Segundo Clésio, nesta quinta-feira (30), está prevista uma reunião com o secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Barreto, e com o prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania) para discutir possíveis mudanças no trânsito municipal.

"Vão ser discutidas questões como proibição de estacionamento próximo aos bancos do Brasil e Santander; modificação da área próxima à mercearia do Quinzinho como carga e descarga, entre outras. São assuntos e propostas que discutiremos para chegar em um acordo e que precisam também do aval do prefeito", disse Clésio.

Desde a última sexta-feira (24),  a Secretaria de Transporte trabalha em melhorias na sinalização na área central, que era uma demanda da Polícia Militar também.

 

Fotos: Peterson Escobar

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário