Português (Brasil)

Santos Dumont comemora Dia de São Miguel, padroeiro da cidade

Santos Dumont comemora Dia de São Miguel, padroeiro da cidade

Data de Publicação: 29 de setembro de 2021 15:33:00 Paróquia São Miguel e Almas promove festa em devoção ao arcanjo com novenas e barraquinhas típicas. Carreata será às 18h, saindo da Praça da Bíblia

Compartilhe este conteúdo:

 Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello

Santos Dumont comemora o Dia de São Miguel Arcanjo nesta quarta-feira (29). O santo padroeiro da cidade é conhecido pela proteção contra os perigos, as forças do mal e os inimigos.

Além de São Miguel, o dia também celebra os arcanjos São Gabriel e São Rafael. De acordo com a igreja católica, juntos, eles representam a mais alta hierarquia dos anjos.

No cristianismo, Miguel, juntamente com São Jorge, se tornaram santos padroeiros da cavalaria medieval e são considerados os santos patronos dos oficiais da polícia e militares.

Além de ser o patrono de guerreiros, os doentes e os aflitos também consideram o Arcanjo Miguel como seu santo padroeiro.

Em Santos Dumont

A Paróquia e Matriz de São Miguel e Almas, em Santos Dumont, celebra o santo padroeiro do município, todos os anos, com uma festa em devoção ao arcanjo com missas, novenas, shows e barraquinhas, na Praça Cesário Alvim. 

Além disso, a tradicional carreata em homenagem ao arcanjo, une os fiéis que festejam pelas ruas da cidade. Este ano, a carreata sairá da Praça da Bíblia, no bairro Quarto Depósito, em direção à Paróquia de São Miguel, a partir das 18h. A Paróquia pede a doação de um quilo de alimento não perecível para ajudar as famílias carentes da cidade.

Em 2021, com o tema "São Miguel Arcanjo e o tempo novo de esperança e fraternidade", a Paróquia comemora a data com a tradicional novena, realizada de acordo com o decreto municipal que permite a ocupação de 50% da capacidade de igrejas, para evitar aglomerações que possam facilitar a propagação do novo coronavirus, e também, seguindo os protocolos sanitários como o uso de máscaras e álcool em gel.

Entre os dias 20 e 29 de setembro, os fiéis participam da novena, e logo em seguida, buscam as delícias das barraquinhas, como: pastel, cachorro quente, macarrão, bolos, doces e comida síria, que compõe o cardápio da festa mais gostosa da cidade

A dona de casa Maria Antônia Oliveira partcipa da novena e aguarda o último dia com muita devoção. 

"São Miguel é um arcanjo muito poderoso, minha filha teve covid no início do ano, pedi a São Miguel que protegesse ela e ela só perdeu olfato e paladar", conta Maria Antônia.

Mas há quem espere um ano inteiro só para comer as delícias da festa, como é o caso da Juliana Silva, de 32 anos.

"Eu não tenho costume de ir na novena, não tenho religião, mas todo ano levo minha filha pra comer lá, esperei o ano todo por aquele macarrão. É uma forma gostosa da gente criar tradições familiares e criar laços com a cidade", diz Juliana.

Juliana lembra, também, que em outras edições da festa, antes da pandemia da Covid-19, haviam shows, barraquinhas de pescaria com brindes divertidos, principalmente, para a criançada: "Eu virava criança naquela pescaria, e ficava toda feliz com meus prêmios que normalmente eram balas ou brinquedo".

Oração de São Miguel Arcanjo

São Miguel Arcanjo, defendei-nos no combate, sede nosso refúgio contra a maldade e as ciladas do demônio! Ordene-lhe Deus, instantemente o pedimos; e vós, príncipe da milícia celeste, pela virtude divina, precipitai ao inferno a Satanás e a todos os espíritos malignos, que andam pelo mundo para perder as almas. Amém!

 

Fotos: PASCOM Paróquia São Miguel e Almas - Marcus Guerra

Edição: Gláucia Rabello

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário