Português (Brasil)

Defesa Civil de Santos Dumont vai receber veículo e kit com equipamentos para estruturar o trabalho

Defesa Civil de Santos Dumont vai receber veículo e kit com equipamentos para estruturar o trabalho

Data de Publicação: 15 de setembro de 2021 20:11:00 Desempenho da unidade ao longo dos anos foi fundamental para que a cidade fosse selecionada pelo Estado para receber os materiais

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

Santos Dumont está entre as cidades beneficiadas com a entrega de kits da Defesa Civil de Minas Gerais. A unidade municipal vai receber, em breve, um kit composto por uma caminhonete 4x4, um notebook, cinco coletes reflexivos e uma trena digital.

Ao todo, 479 cidades em todo o estado foram selecionadas em um processo de chamamento público e receberão os materiais. As cidades foram ranqueadas de acordo com uma pontuação baseada em trinta critérios que avaliam o desempenho da Defesa Civil, em preceitos como organização, estrutura, logística, comunicação, entre outros. O coordenador da Defesa Civil de Santos Dumont, Carlos Henrique de Oliveira, creditou o desempenho da unidade ao trabalho realizado ao longo dos últimos anos. 

"Acredito que demonstramos a resposta na prática. Embora tenha chovido menos que em 2018, observamos algumas chuvas consideráveis e não tivemos maiores problemas na cidade porque estávamos preparados para as eventualidades. Pontos do município que normalmente apresentavam adversidades, não tiveram impactos negativos como em outras épocas. A última limpeza nos rios, feita em 2020, ajudou muito também. Inclusive, estamos providenciando a próxima", afirmou o coordenador.

Carlos Henrique ainda comentou sobre o impacto que os novos equipamentos terão no dia a dia: "Todos esses equipamentos vão ajudar muito. Em anos anteriores, tivemos problemas com a atual caminhonete para acessar alguns pontos do município, principalmente na Zona Rural. Enfrentamos dificuldade com chuva e barro. Os coletes são importantes na identificação quando chegamos na ocorrência, temos que estar caracterizados".

Segundo a Comissão para Avaliação e Classificação de Municípios, submetida à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, entre as 479 cidades mineiras contempladas, Santos Dumont ocupa a 115ª posição com 119 pontos, ficando à frente de cidades maiores como Cataguases, Uberaba, Betim, Divinópolis, São João del Rei e Ouro Preto. O topo da lista ficou com a cidade de Jaíba, localizada no norte de Minas, com 162 pontos.

Estrutura e organização

A Defesa Civil de Santos Dumont passou por uma estruturação que vem desde 2017, com a oficialização por lei e a criação de um CNPJ, que permitiu a unidade a receber doações de cestas básicas e outros elementos. 

Ações como a criação de um Plano de Contingência para o município, série de reuniões com o 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e implementações de réguas para a medição do nível dos rios e  instalação de câmeras de monitoramento 24h, fizeram a diferença na pontuação da cidade neste processo estadual.

Em 2019, por exemplo, a Defesa Civil, junto com outros órgãos, realizou uma simulação de situação de emergência em Santos Dumont. Foram observados quanto tempo cada secretário leva para se deslocar até o ponto estratégico escolhido, atribuições de cada pasta e cada órgão, além de outras ações em circunstâncias adversas.

De acordo com o Governo de Minas, o objetivo dessa ação em distribuir os kits é garantir um melhor atendimento em situações de emergência, como inundações e outras situações desfavoráveis. A compra dos veículos e dos demais produtos é feita com recursos provenientes do Termo de Medidas de Reparação Integral dos danos causados pelo rompimento das barragens da Vale em Brumadinho, em janeiro de 2019.

 

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário