Português (Brasil)

Prefeitura e Copasa se reúnem em busca de melhorias para o serviço em Santos Dumont

Prefeitura e Copasa se reúnem em busca de melhorias para o serviço em Santos Dumont

Data de Publicação: 11 de agosto de 2021 12:06:00 Executivo solicitou uma comunicação prévia de intervenções feitas pela Companhia na cidade. Conversa teve tom de reaproximação das partes

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter

Representantes da Prefeitura e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) se reuniram em Santos Dumont nessa terça-feira (10). O encontro teve um tom de reaproximação entre as partes, e foi uma oportunidade para discutir sobre a prestação de serviços da companhia no município. 

O Portal 14 apurou que, entre as pautas discutidas, foram abordadas questões como os problemas do sistema de captação de esgoto e a fiscalização das obras na cidade. A Prefeitura solicitou uma melhoria na comunicação prévia de intervenções da Copasa, sobretudo, antes de obras em vias públicas. Foi iniciada também, uma conversa sobre uma possível reunião entre a Prefeitura, Copasa e empreiteiros que prestam serviços para a companhia, para se discutir obras de elevatórias e o emissário de esgoto.

Além disso, houve a consulta da possibilidade de uma reestruturação do contrato vigente. A Copasa tem um convênio de 30 anos, assinado em 2009, com a cidade de Santos Dumont. Este contrato estabeleceu um cronograma com prazos para a ampliação do sistema de abastecimento de água e para a implantação do sistema de tratamento de esgotos, que deveria ter sido entregue em 2012, com pelo menos 80% de abrangência e 60% de eficiência no município. No entanto, o serviço de tratamento de esgoto se encontra paralisado ainda na primeira fase e sem qualquer benefício aos usuários da cidade, embora a taxa ainda esteja sendo cobrada pela companhia.

Insatisfação popular

Não é novidade que a relação entre Copasa e população anda estremecida há algum tempo. Em maio, o Portal 14B mostrou a insatisfação de moradores da rua Capitão Nestor, no bairro da São Sebastião. Na época, uma obra da Copasa gerou acúmulo de poeira, que invadia casas e estabelecimentos da rua, prejudicando moradores com doenças respiratórias.

Outra ocasião que foi alvo de reclamações dos moradores, dessa vez na rua Treze de Maio no centro da cidade, no mês de abril, quando a Secretaria de Obras e Serviços Públicos realizou a pavimentação asfáltica por toda a extensão da rua, e a Companhia fez uma intervenção no local dias depois do trabalho finalizado pela pasta. O fato evidenciou uma falta de diálogo entre Prefeitura e Copasa, e gerou repercussão nas redes sociais.

Apesar do descontentamento, não são todas as pessoas que saem de reclamações em uma conversa informal e se sentem lesadas ao ponto de registrar a insatisfação no Procon, por exemplo. Em Santos Dumont, uma lista divulgada em julho pelo órgão mostrou que a Copasa ocupa a 13ª colocação no ranking das empresas mais reclamadas na cidade no primeiro semestre de 2021. No período, foram 19 reclamações registradas.

Uma nova reunião entre Prefeitura e Copasa, dessa vez com a presença do prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania) deve acontecer ainda nesta semana na cidade.

Fotos: Gilberto Freire e Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário