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Top 20: veja as empresas mais reclamadas em SD no 1º semestre de 2021

Top 20: veja as empresas mais reclamadas em SD no 1º semestre de 2021

Data de Publicação: 13 de julho de 2021 14:10:00 Lista foi divulgada pelo Procon-SD. Empresas de telefonia aparecem nas três primeiras posições

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Por Peterson Escobar - Repórter 

Horas no telefone e nada do problema resolvido. A dor de cabeça ao cancelar, reclamar ou alterar algum produto ou serviço é comum a muitos brasileiros. O Procon de Santos Dumont divulgou nessa segunda-feira (12) o ranking das 20 empresas líderes em reclamações formalizadas por consumidores junto ao órgão no primeiro semestre de 2021.

Segundo o Procon, o ranking leva em conta as reclamações registradas entre os dias 1 de janeiro a 30 de junho de 2021. O órgão explica que companhias que possuem lojas físicas na cidade mas que também praticam a venda por e-commerce são classificadas juntas por se tratarem da mesma empresa.

Das 773 reclamações realizadas no período, a líder é a empresa TNL PCS S.A (Oi) com 284 registros, o que corresponde a 22,67% do total. Na sequência aparecem a Tim Celular S/A com 65 reclamações e a Telefônica Brasil (VIVO), com 64 ocorrências. Fechando o top 5, completam a lista a Caixa Econômica Federal e a ebazar.com.br LTDA (Mercado Livre e Mercado Pago). Veja o ranking completo:

Segundo o Procon, algumas empresas aparecem no sistema com a Razão Social, o que pode dificultar a compreensão por parte do consumidor. Além das já mencionadas nesta matéria, TNL PCS S.A (Oi) e Telefônica Brasil (VIVO), na lista aparecem ainda nomes como Via Varejo S/A Globex, grupo que responde pelas marcas Casas Bahia, Extra, Ponto Frio e Extensões.com e B2W Companhia Digital, detentora das marcas Americanas, Submarino, Sou Barato e Shoptime.

O Procon-SD

Consumidores residentes em Santos Dumont, ou que tenham efetuado a compra de um produto na cidade, mesmo que resida fora, podem procurar a unidade do órgão no município a fim de protocolar uma reclamação caso sintam-se prejudicados na compra de um produto ou aquisição de um serviço. A unidade sandumonense funciona na rua Treze de Maio, número 213, no centro da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, de 12h às 17h. Caso prefira, o consumidor pode entrar em contato através do telefone 3252-7420.

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