Português (Brasil)

Saúde e Educação planejam retorno às aulas presenciais no segundo semestre

Saúde e Educação planejam retorno às aulas presenciais no segundo semestre

Data de Publicação: 6 de julho de 2021 09:50:00 A discussão tem sido tratada com muita cautela diante de duas necessidades tidas como essênciais: O aprendizado das crianças e a saúde

Compartilhe este conteúdo:

 

Agosto pode ser a marca do retorno às atividades escolares no município. Só que, em meio à essa onda da pandemia, a volta às aulas de 2021 levanta a discussão sobre se as crianças devem ou não retornar às atividades presenciais.

O debate é complexo e envolve aspectos psicológicos, pedagógicos e de saúde. Por isso, especialistas e pais estão longe de chegar a um consenso e os sistemas híbrido ou presencial facultativo poderão ser adotados por muitas escolas do município, seguindo uma orientação do governo do estado de Minas Gerais.

 

Dê sua opinião e participe da nossa enquete clicando aqui: Enquete da semana: Retorno às aulas presenciais.

 

 

Já se sabe que a covid-19 é menos letal nas crianças — a razão disso ainda requer análises profundas, mas estudos indicam que uma combinação de fatores no sistema imune infantil pode ser uma das explicações. Mas, segundo depoimentos de infectologistas e pediatras, a maior resistência dos pequenos, por si só, não garante que estejam livres de problemas caso fiquem doentes. Além disso, se infectadas, crianças podem contaminar pessoas do grupo de risco com quem convivem — e esse é um dos argumentos de quem pede mais tempo de escolas fechadas.

Quem defende a volta das aulas presenciais alerta sobre os danos do isolamento na saúde mental infantil e o déficit de aprendizagem que pode haver com o ensino a distância. Enfim, a discussão é ampla, só não maior que as dúvidas que a cercam. Neste especial, falamos dos prós e contras desse retorno e dos cuidados a se ter em cada espaço da escola.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário