COVID-19 mata mais 252 em MG enquanto 25,24% da população foi vacinada
Data de Publicação: 13 de junho de 2021 21:40:00 Mortes na cidade de Santos Dumont também é preocupação: Em duas semanas já são 10 (Dez) óbitos, totalizando em toda pandemia 100 mortes.
Nas últimas 24 horas, Minas Gerais perdeu mais 252 vidas para a COVID-19, somando 43.124 mortes desde o início da pandemia no estado. O dado foi divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) neste domingo (13/6).
O número de casos confirmados de sábado para hoje é de 4.542. Com isso, eles se somam aos 1.683.100 resultados positivos para a doença registrados no total. Segundo o boletim, são 1.545.235 de recuperados.
A SES-MG ressalta que o número de casos e mortes confirmadas nas últimas 24 horas pode não retratar a ocorrência de novos casos no período, mas o total de casos notificados à Secretaria nas últimas 24 horas.
O total de casos confirmados revela a soma dos casos confirmados que não evoluíram para óbito e dos óbitos confirmados por COVID-19.
Os casos recuperados são casos confirmados de COVID-19 que receberam alta hospitalar e/ou cumpriram isolamento domiciliar de 10 dias e estão a 72 horas assintomáticas (sem a utilização de medicamentos sintomáticos) e sem intercorrências.
Em acompanhamento são os casos confirmados de COVID-19 que não evoluíram para óbito, cuja condição clínica permanece sendo acompanhada ou aguarda atualização pelos municípios.
Apesar do grande número de óbitos, a média mensal, considerando os 13 primeiros dias de cada mês, caiu, em comparação com maio e abril. Confira:
- 2.627 óbitos em junho/202 média
- 3.306 óbitos em maio/254 média
- 3.820 óbitos em abril/293 média
- 1.941 óbitos em março/149 média
Os números vão se reduzindo à medida que a vacinação avança no estado.
COVID-19 em Santos Dumont
No município de Santos Dumont o mês de junho traz a preocupação do aumento de casos e óbitos registrados até o mês de maio, num gráfico crescente, apesar de a capanha de vacinação estar acelerada como programada pelas autoridades de saúde do município. Só nos treze primeiros dias do mês foram registrados dez mortes e 515 novos casos positivos para COVID-19:
JUNHO/2021
- Primeira semana de junho - 245 novos casos e 03 mortes
- Segunda semana de junho – 270 novos casos 07 mortes.
Acumulado do mês de junho – 515 novos casos e 10 mortes.
Quase 30% da população já tomaram, ao menos, a primeira dose do imunizante. Mas, o número de casos positivos entre jovens é um grande problema emergente nessa batalha contra o coronavírus e que vem vencendo as ações de combate à COVID-19. Os números registrados nos últimos meses, divulgados pelos boletins diários da Coordenação de vigilância em Saúde, mostram o crescimento de contaminados dentro da faixa etária de 0 a 50 anos, com crescimento acentuado entre 30 a 39 anos de idade. A cidade já chegou a marca de 100 mortes registradas em toda a pandemia
Vacinômetro
Apesar disso, a vacinação segue a passos lentos no estado. Apenas 25,24% dos mineiros receberam a primeira dose da vacina e 11,89% garantiram a segunda aplicação. Os indicadores foram atualizados pela SES-MG no Painel Vacinômetro na última sexta-feira (11/6). Até o momento, foram 10.700.956 de doses da vacina recebidas do Ministério da Saúde.
Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil
·Oxford/Astrazeneca
Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
·CoronaVac/Butantan
Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.
·Janssen
A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.
·Pfizer
A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.
Como funciona o 'passaporte de vacinação'?
Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo:
O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Fonte: Jornal Estado de Minas
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|