Português (Brasil)

Peça teatral "O velório nordestino" acontece neste final de semana em Santos Dumont

Peça teatral "O velório nordestino" acontece neste final de semana em Santos Dumont

Data de Publicação: 14 de junho de 2024 15:47:00 Portal 14B: Apresentação será realizada na Faculdade Santos Dumont às 20h no sábado (15) e às 17h no domingo (16). A entrada é franca

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação...

Neste final de semana, Santos Dumont terá duas apresentações da peça teatral "O velório nordestino" realizada pelo grupo Jotacê, através do prêmio cultural "Eugênio Xavier" de incentivo à cultura.

O evento tem entrada franca e acontece em dois dias no auditório da da Faculdade Santos Dumont, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro. No sábado (15), a apresentação está marcada para começar às 20h, já no domingo (16) às 17h.

“O velório nordestino” é uma comédia de apenas um ato com roteiro de Maria Inez Caiafa Caetano e Hélia Pereira, adaptado pelo grupo Jotacê e é dirigido por Sérgio Melchiades. Vários personagens e costumes típicos do sertão nordestino desfilam na peça: a esposa devota, a benzedeira, as carpideiras, a moça casadoira, o bêbado desavergonhado e muitos outros ajudam a contar a história de um velório divertido e com um desfecho surpreendente.

Conheça um pouco mais sobre a peça

Ambientada no sertão nordestino, a peça “O Velório Nordestino” é uma comédia em um ato que trata das desventuras da família de Genaro (João Marcos Netto), trabalhador rural que, segundo as fofocas locais, tem uma fortuna escondida. 

A esposa de Genaro, Sá Donana (Maria Lúcia Azevedo de Souza), é uma mulher trabalhadora – um tanto quanto mexeriqueira – e devota de Padim Padre Cícero (Ronald Nascimento). O casal tem uma filha, Florzinha (Vic Oliveira), que só pensa em seu casamento eminente com Isidoro (Daniel). Completando a família, a empregada atrapalhada Tunica (Patrícia Ferreira), está sempre por perto, enquanto a irmã de Genaro, Tonha (Ayesha Olliver), vive há muito tempo na “cidade grande”. 

A vizinhança da família é composta por diversos personagens: Julieta Rolinha (Fran Figueiredo), a vizinha que parece muito “apegada” a Genaro, Salim (Aiury Luciano), o dono da venda local, Quitério (Zezé Luciano de Souza) o amigo bêbado e companheiro de caçada de Genaro, a velha e sábia benzedeira (Denise Olliver) e as Carpideiras (Deisy Regina, Débora Melchiades e Maria Cândido), choradeiras de velório por profissão.

O que é o grupo Jotacê?

O grupo Jotacê é um grupo ecumênico cristão que trabalha com o novo testamento em suas atividades e tem por principal objetivo despertar o homem filho de Deus através do próprio homem. Com mais de 50 anos de existência e tendo como base o respeito, o perdão, a oração e a prática da caridade, o grupo Jotacê tem em seu currículo 146 encontros de jovens, além de atividades culturais como peças de teatro, coral, noite de caldos, entre outras. 

O Grupo também realiza trabalho de assistência social, por iniciativa própria ou apoiando outras instituições. O Jotacê não possui vínculos com nenhuma instituição, religião, não é registrado e não possui CNPJ. Tudo o que possuí são os laços que os unem no desejo de trabalhar sempre em prol do homem e em prol de um mundo melhor.

 

Fotos: Erik Weitzel

 

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário