Peça teatral "O velório nordestino" acontece neste final de semana em Santos Dumont
Data de Publicação: 14 de junho de 2024 15:47:00 Portal 14B: Apresentação será realizada na Faculdade Santos Dumont às 20h no sábado (15) e às 17h no domingo (16). A entrada é franca
Por Redação...
Neste final de semana, Santos Dumont terá duas apresentações da peça teatral "O velório nordestino" realizada pelo grupo Jotacê, através do prêmio cultural "Eugênio Xavier" de incentivo à cultura.
O evento tem entrada franca e acontece em dois dias no auditório da da Faculdade Santos Dumont, localizada na Avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro. No sábado (15), a apresentação está marcada para começar às 20h, já no domingo (16) às 17h.
“O velório nordestino” é uma comédia de apenas um ato com roteiro de Maria Inez Caiafa Caetano e Hélia Pereira, adaptado pelo grupo Jotacê e é dirigido por Sérgio Melchiades. Vários personagens e costumes típicos do sertão nordestino desfilam na peça: a esposa devota, a benzedeira, as carpideiras, a moça casadoira, o bêbado desavergonhado e muitos outros ajudam a contar a história de um velório divertido e com um desfecho surpreendente.
Conheça um pouco mais sobre a peça
Ambientada no sertão nordestino, a peça “O Velório Nordestino” é uma comédia em um ato que trata das desventuras da família de Genaro (João Marcos Netto), trabalhador rural que, segundo as fofocas locais, tem uma fortuna escondida.
A esposa de Genaro, Sá Donana (Maria Lúcia Azevedo de Souza), é uma mulher trabalhadora – um tanto quanto mexeriqueira – e devota de Padim Padre Cícero (Ronald Nascimento). O casal tem uma filha, Florzinha (Vic Oliveira), que só pensa em seu casamento eminente com Isidoro (Daniel). Completando a família, a empregada atrapalhada Tunica (Patrícia Ferreira), está sempre por perto, enquanto a irmã de Genaro, Tonha (Ayesha Olliver), vive há muito tempo na “cidade grande”.
A vizinhança da família é composta por diversos personagens: Julieta Rolinha (Fran Figueiredo), a vizinha que parece muito “apegada” a Genaro, Salim (Aiury Luciano), o dono da venda local, Quitério (Zezé Luciano de Souza) o amigo bêbado e companheiro de caçada de Genaro, a velha e sábia benzedeira (Denise Olliver) e as Carpideiras (Deisy Regina, Débora Melchiades e Maria Cândido), choradeiras de velório por profissão.
O que é o grupo Jotacê?
O grupo Jotacê é um grupo ecumênico cristão que trabalha com o novo testamento em suas atividades e tem por principal objetivo despertar o homem filho de Deus através do próprio homem. Com mais de 50 anos de existência e tendo como base o respeito, o perdão, a oração e a prática da caridade, o grupo Jotacê tem em seu currículo 146 encontros de jovens, além de atividades culturais como peças de teatro, coral, noite de caldos, entre outras.
O Grupo também realiza trabalho de assistência social, por iniciativa própria ou apoiando outras instituições. O Jotacê não possui vínculos com nenhuma instituição, religião, não é registrado e não possui CNPJ. Tudo o que possuí são os laços que os unem no desejo de trabalhar sempre em prol do homem e em prol de um mundo melhor.
Fotos: Erik Weitzel
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|