Você conhece o bairro Nossa Senhora das Graças?
Data de Publicação: 30 de outubro de 2021 12:38:00 O sétimo sábado da nossa série especial sobre os bairros de Santos Dumont traz o Bairro Nossa Senhora das Graças, definido por seus moradores como um lugar tranquilo e de pessoas unidas
Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello
O bairro Nossa Senhora das Graças é conhecido por todo sandumonense como, simplesmente, Bairro das Graças. Ele faz divisa com o bairro da Glória, e por consequência, está localizado pertinho do centro de Santos Dumont.
O bairro tem uma grande área verde, é cercado por árvores por todos os lados. Seus moradores o definem, principalmente, como um bairro tranquilo. Venha conhecer um pouquinho mais sobre o bairro das Graças.
Educação, comércio e transporte
De acordo com a moradora Priscila Faria, de 35 anos, o bairro se beneficia muito por ser próximo de bairros maiores.
"Aqui não tem escola, mas a gente tá tão pertinho da Bairro da Glória e do Santo Antônio que possuem escolas, que nem faz falta", relata Priscila.
A moradora conta que pela tranquilidade do bairro, ela não pensa em se mudar, afinal, considera o local apropriado para a criação de sua filha, de 4 anos.
Já para a Shamara Henriques, de 22 anos, que mora no bairro há cerca de três anos, a melhor parte é a proximidade com o centro.
"Qualquer coisa que você precise fazer no centro, você consegue ir e voltar pra casa muito rápido e outra coisa positiva é que aqui tem de tudo, açougue, quitanda, distribuidora de bebida, igreja e lanchonete", enumera Shamara.
A proximidade com bairros maiores e o centro trazem, ainda, outro benefício para os moradores do Bairro das Graças, duas linhas de ônibus da Celeste Viplan que passam por ele:
Vila Esperança x Santo Antônio,
Boa Vista x Glória.
Religião
A Igreja de Nossa Senhora das Graças, fica na Rua Frei Edmar Pulman, e chama a atenção pelo azul de sua pintura.
Nossa Senhora das Graças é uma invocação especial pela qual é conhecida a Virgem Maria. A primeira vez em teria se revelado de tal maneira foi em 1830, numa aparição à Santa Catarina Labouré, em Paris, França. Na aparição, Maria teria dito que tem muitas e muitas graças para dar à humanidade, mas as pessoas não as pedem. Dia 27 de novembro é a data da festa litúrgica da santa.
Com efeito, ela é “Cheia de Graça”, segundo as palavras do Anjo Gabriel (Lucas 1, 28).
O bairro conta, também, com a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que está localizada na mesma rua da capela de Nossa Senhora das Graças.
Em 1914, as Assembleias de Deus foram fundadas nos Estados Unidos, a primeira denominação pentecostal da Obra Consumada. Através do trabalho missionário estrangeiro, as Assembleias de Deus se expandiram em um movimento até em 1988, e a fraternidade mundial foi formada.
Lazer
Uma solicitação frequente da população é a disponibilização, pela Prefeitura, de locais de lazer gratuitos para a população, adulta ou infantil, pois o bairro não possui praças, nem quadras esportivas.
A ausência de locais para lazer e diversão inspirou Gustavo Campos, que é morador do bairro e já está no setor alimentício há anos. Em 2021, surgiu uma oportunidade de utilizar um ponto comercial perto da casa dele, e hoje ele é sócio da irmã na lanchonete Amaro, que funciona presencialmente e no serviço delivery. Gustavo afirma que a maioria de seus clientes são do bairro das Graças:
"A gente gosta muito aqui do bairro porque é um bairro muito familiar, são várias famílias compostas, principalmente, por pessoas de idade. É um bairro muito tranquilo, mas não tinha nada como uma lanchonete, onde a gente podia parar, sentar, pedir um lanche e conversar."
Segurança
Em agosto deste ano, um caso chocou a população de Santos Dumont, uma jovem de 22 anos precisou ter a perna direita amputada após ser atropelada por uma mulher sem habilitação, no bairro das Graças. O atropelamento, combinado com acidentes que ocorrem na via férrea, no local conhecido como travessia do Fritz, deixou alguns moradores preocupados.
"Eu sempre considerei um bairro tão tranquilo, não vemos muitos casos de violência aqui, mas a travessia da linha do trem vem me incomodando demais, não me sinto muito segura de passar lá nos horários de pico", conta Lídia Nascimento, moradora do bairro há mais de 20 anos.
Fotos: Mariana Figueiredo
Edição: Gláucia Rabello

Santuário São Miguel e Almas terá missa pela alma do Papa Francisco nesta segunda-feira em Santos Dumont
Portal 14B: Celebração está marcada para começar às 15h Saiba Mais +
Comunidade católica sandumonense celebra domingo de Páscoa
Portal 14B: A Ressurreição de Jesus Cristo marca o domingo com celebrações religiosas e procissões Saiba Mais +
Divisão de Serviços Públicos da Prefeitura de Santos Dumont manterá coleta de lixo nesta segunda-feira
Portal 14B: Bairros que são atendidos na segunda e Zona Rural, terão normalmente o serviço de coleta Saiba Mais +
Caminhonete que transportava queijo perde freio e atinge residência na Rua dos Ferroviários em Santos Dumont
Portal 14B: Um dos ocupantes foi levado para o Hospital Misericórdia de Santos Dumont. Acidente foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) Saiba Mais +1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|
Parabéns pelo o trabalho, Que saudades de Santos Dumont.