Você conhece o bairro Cabangu?
Data de Publicação: 9 de outubro de 2021 13:22:00 Na quarta semana da nossa série especial sobre os bairros de Santos Dumont, trazemos um pouco do bairro das belas casas, muito verde e tranquilidade
Por Mariana Figueiredo - estagiária sob supervisão de Gláucia Rabello
Casas belas e grandes, muros altos e muito verde compõem as ruas do Cabangu, o bairro que é cada vez mais procurado por quem quer tranquilidade.
Dona Dirce Dorvina, de 79 anos, a moradora mais antigas do bairro, conta que quando seu falecido marido, o relojoeiro Santinho, figura conhecida na cidade, comprou uma casa para eles, o bairro Cabangu "era tudo mato":
"Só tinham três casas aqui no bairro e era tipo uma roça perto da cidade, a liberdade era grande, mas não tinha luz e nem água. A minha rua era estrada de caminho do gado, só tinha mato e muito verde. Eu que briguei para a luz ser instalada aqui, fui no fórum várias vezes, até chorava porque estava na minha décima gravidez e não queria criar meus filhos assim", lembra dona Dirce.
Hoje, ela mora com sua neta Lívia, de 11 anos, e conta como é viver no bairro. "A gente adora passear aqui, tem tanto lugar bonito, tanto verde."
Comércio
Ao contrário dos bairros já abordados na nossa série especial, o Cabangu se destaca pelo baixo número de estabelecimentos comerciais. O bairro conta com apenas uma mercearia, a oficina automotiva Zé Reis e um restaurante. O famoso Faria's Bar e Restaurante, situado à rua Otávio Cunha, é um local agradável para reunir a família e os amigos.
O bairro conta também com uma empresa provedora de internet e TV, a Multimídia, que está localizada à rua Sarah Couri Castro e fornece sinal para toda a cidade. A professora Sheila Piotto é moradora do bairro e considera o fato de não haver comércios como um fator positivo.
"O Bairro Cabangu é essencialmente um bairro residencial, sendo essa sua maior vantagem. Seus moradores, na sua grande maioria se conhecem e se ajudam mutuamente, é um bairro bem arborizado e os ipês floridos dão um colorido especial às ruas", diz Sheila.
Sendo um bairro residencial, no Cabangu é possível encontrar muitas casas bonitas, entretanto, a maioria delas está escondida atrás de muros altos e dos grandes portões.
Lazer
Se você gosta de estar em contato com a natureza, o bairro Cabangu é o local certo para um bom passeio, pois conta, com um grande açude que pode ser usado para a pesca, para nadar ou até para ser cenário de lindas fotografias. Além do açude, montanhas e cachoeiras completam a paisagem do bairro. As cachoeiras viram pontos de encontro de jovens da cidade durante o verão.
O Cabangu Campestre Clube é um clube privado aos associados, e tem piscina, salão de festas, playground, quadra e campos esportivos.
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Santos Dumont tem sua sede localizada no bairro Cabangu, onde há uma quadra esportiva que é usada para a "pelada" por muitos da cidade, há até quem se desloque de bairros distantes para jogar aqui.
Religião
A Capela de Santa Edwiges, localizada na rua Paulo Roberto Ramos de Faria, celebra a padroeira dos pobres e endividados, que é comemorada no dia 16 de outubro. De acordo com o Jornal Extra, os sites de busca mostram que a procura por paróquias, novena e orações dedicadas à santa para quitar dívidas e conseguir um emprego aumentou desde o início da pandemia.
Infelizmente, a reportagem do Portal 14B não pôde registrar o interior da Capela, que está sendo pintado para o dia da festividade, quando ela receberá fiéis de toda a cidade. Além da pintura, no terreno da igreja, está sendo construído outro pavilhão.
Próxima à capela, está localizada uma pequena praça com bancos e muita vegetação onde todos os dias, é possível ver pessoas sentadas admirando a vista da BR-040.
Trânsito
O reduzido fluxo de veículos fez do bairro o local perfeito para as provas de direção das autoescolas sandumonenses.
É por essa razão que, atualmente, todas as terças, o bairro fica cheio de pessoas que dividem o mesmo sonho: conseguir a CNH, e diariamente aulas de direção são realizadas no bairro.
Transporte
Para chegar ao bairro Cabangu, uma boa opção é o ônibus da linha Barra x Capitão Nestor, o único problema é que o ônibus não contempla todas as ruas, afinal o Cabangu é apenas caminho para o bairro final da linha. Os moradores precisam andar até 15 minutos para chegar ao ponto de parada do ônibus. Essa é uma reclamação recorrente dos moradores, como é o caso da Maria Helena, de 54 anos, que depende do ônibus todos os dias para trabalhar.
"Eu faço faxina todos os dias, volto pra casa muito cansada e ainda preciso andar 10 minutos a pé. Tá bom que eu ainda consigo fazer isso, mas e as pessoas mais velhas do bairro?", questiona Maria.
Se você se interessou por conhecer as paisagens do Cabangu, nos faça uma visita e se apaixone pelo bairro!
Fotos: Mariana Figueiredo
Edição: Gláucia Rabello

Santuário São Miguel e Almas terá missa pela alma do Papa Francisco nesta segunda-feira em Santos Dumont
Portal 14B: Celebração está marcada para começar às 15h Saiba Mais +
Comunidade católica sandumonense celebra domingo de Páscoa
Portal 14B: A Ressurreição de Jesus Cristo marca o domingo com celebrações religiosas e procissões Saiba Mais +
Divisão de Serviços Públicos da Prefeitura de Santos Dumont manterá coleta de lixo nesta segunda-feira
Portal 14B: Bairros que são atendidos na segunda e Zona Rural, terão normalmente o serviço de coleta Saiba Mais +
Caminhonete que transportava queijo perde freio e atinge residência na Rua dos Ferroviários em Santos Dumont
Portal 14B: Um dos ocupantes foi levado para o Hospital Misericórdia de Santos Dumont. Acidente foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|