Vídeo: parque localizado no bairro Graminha, em Santos Dumont, é alvo de furtos
Data de Publicação: 2 de agosto de 2022 14:29:00 No espaço de duas semanas, três brinquedos foram levados do local. Moradores reivindicam maior segurança na área
Por Peterson Escobar - Repórter
Nas últimas semanas, o playground montado no bairro Graminha, em Santos Dumont, foi alvo de ações criminosas. Três brinquedos foram levados: um balanço para bebês e outros dois balanços convencionais. Segundo os moradores, os equipamentos foram furtados em dias diferentes, no espaço entre duas semanas do mês de julho.
O brinquedo faz parte de um projeto da Agência de Desenvolvimento Cultural, Ambiental e Sócio Econômico de Santos Dumont (Adesan) em parceria com a Prefeitura, que instalou 12 parquinhos em bairros da cidade. Segundo Sheila Naves, assistente técnica da agência, a ideia sempre foi deixar os brinquedos em locais abertos ao público para que as pessoas possam usufruir a qualquer momento e passem a ocupar as praças. Esse foi primeiro problema relacionado aos brinquedos registrado em pouco mais de seis meses de projeto.
Embora seja moradora do bairro Córrego do Ouro, Kely Aparecida de Souza, de 40 anos, levou o filho e dois sobrinhos ao local na tarde desta segunda-feira (01). Ela soube do furto através da cunhada, que mora na Graminha, e se revoltou com a situação.
"As pessoas estão vendo que são objetos paras as crianças brincarem e mesmo assim furtam. Se continuar assim não vai sobrar nada, vão levar os outros que sobraram. Foi feito algo voltado para o lazer, que sempre foi uma reivindicação de todo mundo, e o pessoal não ajuda. É muito difícil", disse a dona de casa.
A Adesan explicou que junto com a instalação dos parquinhos, estava previsto no projeto, a revitalização das áreas com iluminação, ampliação de bancos, paisagismos e métodos de segurança, além claro da ocupação da comunidade nos locais. No entanto, a revitalização idealizada não foi cumprida pela Prefeitura e mesmo que a frequência da praça seja alta na Graminha, é difícil manter a vigilância dos moradores por 24h, informou.
Quem mora no local, recebeu a notícia com muita tristeza, já que o brinquedo é uma das poucas opções públicas de lazer no bairro. Embora tenha câmeras em algumas residências do entorno, até agora não há imagem que ajude a identificar a pessoa que cometeu o crime. Diante da situação, um dos moradores resolveu tomar uma atitude.
"Retiro todo dia à noite e recoloco eles na parte da manhã. Tomei essa atitude porque tenho um filho de 10 anos que frequenta a praça. Vi que os brinquedos estavam sendo levados, aí peguei os que sobraram e guardei na minha oficina aqui perto", disse Venilton de Paiva, mecânico e morador do local.
Reposição
As crianças continuam brincando com os equipamentos que restaram. A respeito de uma possível reposição dos balanços furtados, a Adesan informou que não estava previsto no projeto, mas vai tentar achar uma solução.
"Dentro do projeto não cabe reposição de brinquedo. A nossa indignação vai mover a gente em busca de colocar algo no lugar, mas antes disso a gente busca por justiça. Foi feito um boletim de ocorrência, vamos tentar localizar quem teve a coragem de ter uma atitude tão baixa quanto essa", disse Sheila.
Falta de segurança
Em conversa com um grupo de moradores do entorno, foi relatado a falta de segurança na praça em determinados horários. Segundo um dos integrantes do grupo, que preferiu não ser identificado, o uso de droga no espaço é alto, principalmente à noite e nos finais de semana.
Um dos fatores que propiciam a prática ilícita é a falta de iluminação adequada e a proximidade com um "escadão" próximo ao parquinho. O local também não tem iluminação e constantemente fica com mato alto nas margens.
Fotos: Peterson Escobar
Imagens e edição do vídeo: Marco Evangelista

Dia das Mães: movimento "Mulheres Que Fazem Acontecer" realiza Expo Especial no Centro de Santos Dumont
Portal 14B: Espaço conta com 12 expositoras e oferece diversas opções de presentes para homenagear as mães neste domingo (11) Saiba Mais +
Jovem atropelado por trem em Santos Dumont vai receber R$ 60 mil por danos morais e pensão vitalícia da MRS
Portal 14B: Vítima tinha 15 anos quando foi atropelada em 2011 ao retornar pra casa Saiba Mais +
Vídeo: conheça o Condomínio Estrada Real em Santos Dumont
Portal 14B: Local tem acesso a facilidades como creche, posto de saúde, ônibus urbano, à BR-040 sem trânsito Saiba Mais +.jpeg?=2744778-2)
Ponto de táxi funciona de forma temporária na Avenida Getúlio Vargas, próximo ao Sindicato Rural
Portal 14B: Mudança foi realizada devido às obras de construção de um muro às margens da linha férrea pela MRS Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|