Português (Brasil)

Vídeo: mudança na direção do Presídio de Santos Dumont gera questionamentos

Vídeo: mudança na direção do Presídio de Santos Dumont gera questionamentos

Data de Publicação: 8 de janeiro de 2022 10:51:00 Familiares de detentos, Conselho de Segurança Pública, Câmara Municipal, entre outros órgãos, se manifestaram contra a saída de Alexandre Ferrari, agora ex-diretor do sistema prisional da cidade.

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

Uma mudança que, ao que tudo indica, repercutiu mal em Santos Dumont. Desde o dia 20 de dezembro de 2021, quando a troca na direção do Presídio da cidade foi publicada no Diário Oficial do Estado, pessoas e órgãos públicos passaram a questionar a decisão. 

O ex-diretor, Alexandre Ferrari, que esteve à frente do presídio durante três anos, foi retirado do cargo e deu lugar a Thiago de Castro Costa, que ocupava a direção geral do presídio de Lavras e agora responde pelo sistema prisional de Santos Dumont.

A mudança pegou de surpresa até quem participa efetivamente das questões de segurança do município. Clésio Santos, presidente do Conselho de Segurança Pública (Consep) diz não ter sido consultado sobre troca e teme que os projetos em andamento sejam prejudicados.

"O maior problema nosso é que estávamos com diversos projetos, inclusive com um terreno doado onde seria construído o novo presídio. Além disso, temos também o intuito de começar a levantar, com mão de obra dos próprios detentos, uma fábrica de manilhas, blocos, tampas de bueiro que iria aliviar os cofres da Prefeitura", disse Clésio.

Quem conviveu com o antigo diretor e tem a experiência de outros tempos, também não aprovou a mudança. Pelas redes sociais, familiares dos presidiários pediram a volta de Alexandre Ferrari e destacaram o trabalho realizado no local ao longo dos três anos que o servidor esteve à frente do presídio. 

O Consep, Junto com o Conselho de Trânsito e Mobilidade Urbana (COMTRAM) e o Conselho da Comunidade, por exemplo, encaminharam um documento a Rogério Grecco, secretário de Segurança Pública de Minas Gerais pedindo a permanência de Alexandre Ferrari na direção do sistema prisional de Santos Dumont. A Câmara Municipal e a Prefeitura também se manifestaram a favor de Alexandre.

A reportagem questionou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) sobre o motivo da mudança. Em nota, a secretaria, por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), respondeu que a troca de diretores nas unidades prisionais sob sua administração trata-se de ato de gestão prisional, em favor de melhoria da administração pública. A secretaria ainda informou que Alexandre Ferrari deve voltar para a função de policial penal.

Veja a resposta da Sejusp na íntegra:

"A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), informa que a troca de diretores nas unidades prisionais sob sua administração trata-se de ato de gestão prisional, em favor da melhoria da administração pública. 

No caso da unidade prisional citada em sua demanda,  a direção-geral está sob responsabilidade do servidor Thiago de Castro Costa, policial penal efetivo; e que, depois de passar pelo Presídio de Lavras, como diretor-geral, assumiu o novo desafio à frente do Presídio de Santos Dumont. O ato foi publicado no Diário Oficial do Estado.

O servidor que ocupava o cargo de diretor-geral nesta unidade, Alexandre Henrique Ferrari, voltará para as importantes funções de policial penal."

 

Foto: Peterson Escobar

Imagem da Galeria Alexandre Ferrari - Ex-diretor do Presídio de Santos Dumont
Compartilhe este conteúdo:

  1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário

Acredito que será feita grades melhorias na gestão prisional,tudo que é novo geralmente é assustador e da medo mesmo ,mais se for pra melhorar que assim seja .