Português (Brasil)

Tiago Fávero lança livro "Estatal Não Público: como as instituições públicas de ensino passam a funcionar como empresas privadas"

Tiago Fávero lança livro "Estatal Não Público: como as instituições públicas de ensino passam a funcionar como empresas privadas"

Data de Publicação: 22 de janeiro de 2025 11:58:00 Portal 14B: Obra foi lançada no auditório do IF Sudeste, na tarde dessa terça-feira (21). Evento contou com a participação de amigos, profissionais da educação e do reitor do IF

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter...

"Não que uma empresa seja ruim, mas a escola não pode funcionar como uma empresa". A frase é do professor e pesquisador Tiago Fávero e é um dos pontos que norteia o livro "Estatal Não Público: como as instituições públicas de ensino passam a funcionar como empresas privadas", lançado nessa terça-feira (21), no auditório do Instituto Federal Sudeste MG - Campus Santos Dumont. 

Nascido em Pequeri, na Zona da Mata, Tiago veio a trabalho em 2015 para Santos Dumont, onde vive desde então. O autor exerce o cargo de diretor de ensino do IF na cidade e falou com o Portal 14B sobre o que o público vai encontrar na obra. O livro é um recorte da tese de doutorado do autor que foi defendida no Programa de Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 2023.

"No livro eu desenvolvo um conceito de estatal não público pra tentar monitorar um pouco de como é o avanço do capital privado sobre as instituições públicas. Como recorte de pesquisa eu faço isso pensando nas instituições de ensino e aí eu chego no contexto de identificar o empresariamento da educação pública hoje. As escolas públicas hoje passam a funcionar voltadas para valores do mercado privado: competitividade, individualismo. Isso traz uma série de impactos e consequências não só para os alunos que estão se formando mas para toda comunidade acadêmica", explica Tiago. 

Ainda conforme o autor, a ideia neoliberal incutida na educação atualmente é antagônica aos valores que as instituições públicas deveriam ter.

"A gente perde a dimensão pública da educação, a escola começa a funcionar como se fosse uma empresa, com todos os valores que uma empresa tem. Não que uma empresa seja ruim, mas a escola não pode funcionar como uma empresa. Há diferenças que são fundamentais dentro dessa perspectiva, a gente aqui não está buscando lucro, não está buscando produtividade, defendemos uma formação humana, integrada com valores que não são compatíveis com a sociedade de mercado que a gente vê aí hoje", afirma.

Além de Tiago, a mesa do evento foi composta pelo professor Carlos Alexandre Gonçalves, diretor da Escola Estadual Presidente João Pinheiro, e por André Diniz de Oliveira, reitor do IF Sudeste MG.

"Hoje na nossa área existe uma disputa de narrativa pra que servem os institutos federais e para quem eles devem servir. Quando a gente começa da nossa própria força de trabalho produzir material e conceituação qual é o nosso papel e como nos posicionamos na sociedade brasileira, pra gente é muito importante, na perspectiva de como a gente vai levar para a comunidade o que fato são os institutos federais", disse André. 

A tarde de lançamento ainda contou com sessão de autógrafos. O livro está disponível nas principais plataformas de venda online, no site da própria Editora CRV (Curitiba – PR) e também diretamente com o professor no IF Sudeste Campus Santos Dumont, no valor de R$ 50,00. 

 

Fotos e vídeo: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário