Rua João Pessoa, no centro de Santos Dumont, deve passar a se chamar Rua Dr. João Nassaralla
Data de Publicação: 9 de agosto de 2022 16:35:00 Projeto de Lei, de autoria da vereadora Sandra Cabral (PSD), reuniu abaixo-assinado de moradores e foi aprovado na Câmara Municipal nessa segunda-feira (08)
Por Peterson Escobar - Repórter
A rua João Pessoa, uma das principais vias do centro de Santos Dumont, está prestes a mudar de nome. Nessa segunda-feira (08), um Projeto de Lei (PL), de autoria da vereadora Sandra Cabral (PSD), foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal. A matéria em questão troca o nome do local para Rua Dr. João Nassaralla, em homenagem ao médico que atuou por décadas na cidade.
O PL 32/2022 foi acompanhado de um abaixo-assinado proposto por familiares e moradores, contendo 50 assinaturas, aprovando a mudança de denominação.
"Nós procuramos saber quem é João Pessoa e hoje não tem essa explicação. Esse projeto foi votado em 1950, há 72 anos. Nós vamos trocar o nome e é merecida essa homenagem - a João Nassaralla", comentou Sandra Cabral, no plenário da Câmara.
Dentro do PL, ainda é destacado que o pai de João, o senhor Jorge Nassaralla foi o primeiro morador da referida rua, construindo a história de vida da família no local.
"A família Nassaralla tem uma grande história na presente rua, uma vez que seu pai foi o primeiro morador da rua, na qual construiu a residência da família. Dr. João Jorge Nassaralla possuía seu consultório na presente rua e até a presente data a família possui uma loja de tecidos, perfazendo 100 anos de comércio no referido endereço".
A atual Rua João Pessoa é uma importante via na região central. Ela abriga diversos pontos comerciais tradicionais do município e faz a ligação entre a Rua Sérgio Neves e o Calçadão da Antônio Ladeira. A matéria aprovada na Câmara vai ser encaminhada para o Executivo, para sanção ou veto do prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania).
"Na rua João Pessoa, João Jorge Nassaralla nasceu, cresceu, trabalhou e viveu seus melhores e grandes momentos em Santos Dumont, sempre rodeados de amigos e conterrâneos. Criou uma história de dedicação e seriedade, de entrega para cidade, baseado na ética e nos preceitos morais. Deixou seu legado, falecendo no dia 26 de junho de 2017".
História da família Nassaralla
Em sua justificativa, o PL apresentado por Sandra Cabral traz um texto contando um pouco sobre a história de João e da família Nassarala. Confira na íntegra:
"Em 1930 o casal de imigrantes libaneses Chicria e Jorge Nassaralla resolveram que havia chegado a hora de realizar o sonho da casa própria. A cidade escolhida para moradia foi Palmira (atualmente Santos Dumont - MG) e escolheram a recém-aberta rua João Pessoa. Foram os primeiros moradores desta rua central. Com a ajuda do engenheiro Sérgio Neves deram forma ao sonho. Ali construíram uma bela casa e um lar. Quase no meio do quarteirão e criaram seus 7 filhos: Hélia, Hélio, João, Elzo, Antônio, Abílio e Heli (em ordem decrescente de idade). Como comerciante e proprietário fundador da Casa Centenário (que acaba de completar um século de atividade ininterrupta, no centro de Santos Dumont), Jorge Nassaralla com sua esposa criaram uma história de trabalho, dignidade e educação de seus filhos (todos tiveram educação acadêmica esmerada, nas melhores escolas do estado de Minas Gerais).
João o terceiro filho, batizado como João Jorge Nassaralla. Nasceu na nova casa, em 14 de abril de 1931. Desde a infância (como os demais irmãos) trabalhou na loja seu pai, Jorge Nassaralla. Foi entregador e empacotador, até que alcançasse a idade para continuar seus estudos em Juiz de Fora, onde estudou no afamado Colégio Grambery. De lá mudou-se para Belo Horizonte, onde foi realizar o sonho de estudar medicina. Formando-se em 1957 na UFMG, sendo o primeiro membro da família a se formar médico. Completou seus estudos em Belo Horizonte, onde se especializou em Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetricia. Todos os irmãos tiveram educação diferenciada e contribuíram grandemente e fortemente para o desenvolvimento de Santos Dumont. Terminada a fase de estudos protocolares. João Jorge Nassaralla voltou para Santos Dumont a terra natal, que tanto amava e fixou residência. Formou família, juntamente com sua esposa Sônia Maria Lage Nassaralla e firmou uma estreita relação com a população sandumonense. Sempre dedicado ao próximo, à medicina e à família. Mesmo conhecendo o mundo ele nunca quis sair de Santos Dumont. Quando viajava sentia falta dos amigos e da cidade natal. Levava uma vida pacata com responsabilidade e conduta ilibada, sem vícios e com ética irretocável, desfrutando do respeito e admiração de todos. Cristão devoto, frequentava a Igreja Matriz de São Miguel e Almas, onde participava das missas dominicais das 10h. Em seu consultório também localizado na rua João Pessoa, atendeu grande parte da população de Santos Dumont e região, por mais de 60 anos. Assim como deu assistência na Santa Casa de Misericórdia de Santos Dumont, na Maternidade Ana Maria, no SAMDU (Serviço de Assistência Médica Domiciliar e de Urgência). INAMPS e no Posto de Saúde da prefeitura. Sempre com carinho, dedicação e conhecimento, dedicou-se a medicina e acima de tudo foi um bom pai. Formou seus 4 filhos (Carla Andrea, Claudia, Joãozinho e João César), todos médicos atuantes. Um avô carinhoso com 5 netos médicos, todos inspirados no exemplo dado.
Na rua João Pessoa, João Jorge Nassaralla nasceu, cresceu, trabalhou e viveu seus melhores e grandes momentos em Santos Dumont, sempre rodeados de amigos e conterrâneos. Criou uma história de dedicação e seriedade, de entrega para cidade, baseado na ética e nos preceitos morais. Deixou seu legado, falecendo no dia 26 de junho de 2017.
Por sugestão da família, para denominação da rua passará a ser denominada Rua: "Dr. João Nassaralla" como era conhecido popularmente."
Fotos: Peterson Escobar/Arquivo

Santuário São Miguel e Almas terá missa pela alma do Papa Francisco nesta segunda-feira em Santos Dumont
Portal 14B: Celebração está marcada para começar às 15h Saiba Mais +
Comunidade católica sandumonense celebra domingo de Páscoa
Portal 14B: A Ressurreição de Jesus Cristo marca o domingo com celebrações religiosas e procissões Saiba Mais +
Divisão de Serviços Públicos da Prefeitura de Santos Dumont manterá coleta de lixo nesta segunda-feira
Portal 14B: Bairros que são atendidos na segunda e Zona Rural, terão normalmente o serviço de coleta Saiba Mais +
Caminhonete que transportava queijo perde freio e atinge residência na Rua dos Ferroviários em Santos Dumont
Portal 14B: Um dos ocupantes foi levado para o Hospital Misericórdia de Santos Dumont. Acidente foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|