Projeto que trata sobre repasse financeiro à Casa da Criança é aprovado na Câmara de Santos Dumont
Data de Publicação: 18 de fevereiro de 2025 11:55:00 Portal 14B: Discussão sobre funcionamento da farmácia da Casa da Criança gera polêmica entre parlamentares. Prefeitura afirma que não haverá prejuízo aos pacientes
Por Gilberto Freire - Repórter...
Diante de muita polêmica, a Câmara de Santos Dumont aprovou, nessa segunda-feira (17), o Projeto de Lei (PL) 04/2025, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a parceria entre o município de Santos Dumont e o Hospital Misericórdia de Santos Dumont (HMSD) para funcionamento da Casa da Criança.
A matéria em questão faz um aporte financeiro de R$ 57.847,38, mensais, de fevereiro a dezembro de 2025, com a finalidade de se contratar 2 farmacêuticos, 4 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem, 4 recepcionistas e 1 auxiliar de limpeza.
Segundo informações obtidas por nossa reportagem, o convênio anterior tinha um valor de cerca de R$ 137 mil mês, que foi um aditivo nos meses de novembro e dezembro de 2024, do então prefeito Betinho. Esse valor garantia o pagamento de profissionais da Casa da Criança e equipe maior no pronto-socorro do hospital.
O texto aprovado nessa segunda determina que o Hospital Misericórdia continue garantindo atendimento pediátrico na Casa da Criança em parte de suas dependências, assegurando suporte adequado às urgências e as demandas clínicas da população infantil de Santos Dumont e região, em regime de 24 horas.
Contudo, a farmácia da Casa da Criança que funcionava 24h, terá seu horário de funcionamento reduzido, assim como o número de farmacêuticos.
Segundo os vereadores que votaram a favor do projeto, o hospital garantiu que os pacientes não terão prejuízos com a mudança. Caso a farmácia da Casa da Criança esteja fechada, a depender da urgência do caso, o medicamento será fornecido pela farmácia do hospital e terá reposição no dia seguinte.
Votação
A votação da matéria acabou gerando polêmica entre os parlamentares.
O texto foi aprovado por maioria simples, com os votos contrários de Altamir Moisés de Carvalho e Thailândia Leite.
Em sua justificativa de voto, Altamir alegou ter votado contrário por acreditar que tal projeto de lei retira direitos das crianças, que segundo ele não teriam dois farmacêuticos à noite na unidade. Porém, em uma frase que teria sido mal interpretada deixou a entender que os vereadores que votaram no projeto estavam votando contra a população.
O argumento foi rechaçado pelo presidente da Casa, Tião da Van. A vereadora Sandra Cabral também não gostou e disse que tal alegação deveria ser denunciada ao Conselho de Ética do Parlamento. Altamir buscou esclarecer seus argumentos, e, em seguida, cada um dos vereadores justificou seu voto de acordo com o próprio entendimento e sua consciência.
Prefeitura afirma que atendimento na Casa da Criança não será prejudicado
Por meio de nota, a Prefeitura afirmou que o projeto foi baseado em estudos técnicos que comprovaram a viabilidade de uma redução de profissionais e um reajuste de valores que não comprometem o funcionamento dos plantões e demais atendimentos.
“Essa medida visa garantir economicidade e melhor gestão dos recursos públicos”.
Confira a nota da prefeitura íntegra:
A Secretaria Municipal de Saúde de Santos Dumont vem a público esclarecer informações a respeito do funcionamento da Casa da Criança e da parceria com o Hospital Misericórdia, diante de distorções divulgadas de maneira especulativa.
1. Manutenção dos Serviços: A Casa da Criança continua e continuará funcionando normalmente no Hospital Misericórdia, garantindo atendimento à população sem qualquer prejuízo na qualidade dos serviços prestados. Ficará mantido o mesmo número de médicos pediatras.
2. Repasse de Recursos: O projeto de lei enviado à Câmara Municipal prevê a transferência de recursos ao hospital para manter a parceria, com valores ajustados após estudos técnicos que comprovaram a viabilidade de uma redução sem comprometer o funcionamento dos plantões e demais atendimentos. Essa medida visa garantir economicidade e melhor gestão dos recursos públicos.
3. Pagamento dos Médicos: O pagamento dos profissionais que atuam na Casa da Criança já está garantido pelo contrato nº 087/2024, firmado entre o Município e o Hospital, não havendo necessidade de inclusão desses valores no referido projeto de lei.
4. Adequação do Quadro de Farmacêuticos: Estudos técnicos apontaram a possibilidade de reduzir o número de farmacêuticos sem comprometer o atendimento à população, assegurando a continuidade dos serviços com eficiência.
Toda essa reestruturação foi amplamente debatida e explicada pelo Secretário de Saúde e pelo Provedor do Hospital em reunião da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, realizada em janeiro de 2025.
Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde repudia qualquer tentativa de desinformação ou manipulação política sobre o tema. O compromisso da administração municipal segue firme na garantia de um atendimento de qualidade à população, sempre pautado na responsabilidade com os recursos públicos e na transparência das ações.
Secretaria Municipal de Saúde
Foto: Gilberto Freire

Câmara de Santos Dumont recebe celebração do Dia Mundial da Conscientização do Autismo
Portal 14B: Empatia, acolhimento e respeito às diferenças foram alguns dos valores apresentados pela Agafault e pelo Colégio São José, nessa terça-fei Saiba Mais +
Câmara de Santos Dumont aprova auxílio alimentação e aumento de assessores parlamentares
Portal 14B: Projetos foram aprovados em reunião nessa terça-feira (25) Saiba Mais +
Câmara de Santos Dumont aprova projeto que garante mais proteção às mulheres
Portal 14B: Campanha contra assédio em eventos públicos é aprovado no Legislativo Saiba Mais +
Câmara de Santos Dumont abre programa Parlamento Jovem 2025
Portal 14B: Prefeito Pacífico Júnior prestigia abertura do programa na Casa Legislativa. Veja quais escolas da cidade participam Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|