Português (Brasil)

Moradores reclamam de mato alto e sujeira na antiga oficina da Rede Ferroviária

Moradores reclamam de mato alto e sujeira na antiga oficina da Rede Ferroviária

Data de Publicação: 3 de março de 2022 09:39:00 Responsabilidade da manutenção no local é compartilhada pelo Instituto Federal e DNIT. Limpeza está condicionada à realização de licitação

Compartilhe este conteúdo:

Por Gilberto Freire - Repórter 

Chegaram ao Portal 14B diversas reclamações provenientes de moradores da Rua Dr. Constantino Horta, no bairro Quarto Depósito, em Santos Dumont. As reivindicações, no caso, consistem em uma solução no que diz respeito à sujeira e ao mato alto presentes em toda a antiga oficina da Rede Ferroviária. A situação causa preocupação com a possibilidade da proliferação de animais peçonhentos pela região.

Nossa reportagem entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Instituto de Federal Sudeste de Minas Gerais, que atualmente divide a responsabilidade do local com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

O IF admitiu que a área não recebe capina desde 2021 e informou que está em andamento um processo licitatório para a contratação de serviços de manutenção.

A instituição emitiu uma nota sobre o estado da oficina. Confira na íntegra.

“Na Rua Dr. Constantino Horta, parte das instalações outrora pertencentes à Rede Ferroviária Federal (região e entorno de um dos estacionamentos do IF Sudeste MG) está sob administração da unidade do IF Sudeste MG e outra parte sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Em coabitação neste espaço, as instituições ao longo dos anos buscam, com permanente diálogo e os recursos disponíveis, garantir a manutenção de um terreno que é bastante extenso. Mais recentemente, este serviço de manutenção tem sido prestado pela Secretaria de Obras da Prefeitura Municipal de Santos Dumont, que, a pedido do Instituto Federal, gentilmente cede profissionais para a realização do trabalho.

A capina no território próximo ao estacionamento do IF foi realizada há poucas semanas, no começo deste ano - portanto, a manutenção desta área específica está em dia. No entanto, uma área mais extensa realmente não recebe a capina há mais tempo, desde 2021, por ter sido inviável a prestação deste serviço na ocasião em que ele foi realizado pela última vez na área próxima ao estacionamento. A Direção da unidade do IF Sudeste MG acompanha a situação e dialoga com o próprio DNIT sobre a necessidade de viabilização deste serviço o mais rápido possível.

Acrescentamos, ainda, que está em andamento um processo licitatório para a contratação de serviços de manutenção para diferentes unidades do IF Sudeste MG, inclusive a de Santos Dumont, que prevê, entre outras atividades, capina e roçada. Isso possibilitará a manutenção do terreno desta área com recursos próprios. Diante dos cortes substanciais de orçamentos que instituições federais vêm sofrendo, como já registrado pela imprensa em âmbitos local, regional e nacional, manter em funcionamento todos os seus serviços tem sido um grande desafio tanto para o IF Sudeste MG quanto para outros Institutos Federais e universidades.

Neste contexto, o bem-estar dos moradores do entorno do campus é e sempre será tratado como uma das prioridades para a unidade do IF Sudeste MG. Assim, lamentamos que ainda não tenha sido possível a realização de capina e roçada, neste ano de 2022, em parte do território na Rua Dr. Constantino Horta. Com diálogo constante com outras instituições e a população, a expectativa é de que esta situação seja resolvida prontamente”.

 

Fotos e vídeos: enviados por moradores

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário