Membros do Conselho Tutelar reivindicam aumento salarial e melhores condições de trabalho
Data de Publicação: 19 de maio de 2022 19:18:00 Manifestantes fizeram um protesto no centro de Santos Dumont, na tarde desta quinta-feira (19)
Por Peterson Escobar e Gilberto Freire - Repórteres
Na tarde desta quinta-feira (19), membros do Conselho Tutelar realizaram uma manifestação em frente ao prédio da Prefeitura, no centro de Santos Dumont. Entre as reivindicações, os funcionários exigiram aumento salarial e melhores condições de trabalho.
Atualmente, o Conselho Tutelar do município conta com sete trabalhadores, e as conselheiras ganham um salário mínimo, valor previsto em lei e estabelecido desde antes da eleição dos conselheiros atuais. Segundo Thaiane Souza de Paula, presidente do Conselho, tentou-se resolver diversas vezes a situação nos bastidores, mas diante da falta de respostas concretas, os trabalhadores resolveram se manifestar e chamar a atenção publicamente para o problema.
“A situação do Conselho Tutelar hoje é bem crítica. Faltam insumos básicos. Viemos aqui hoje para falar com o prefeito, mas ele não está. Estamos reivindicando melhores condições de trabalho para podermos atender a população de Santos Dumont. Hoje temos apenas um psicólogo para atender crianças e adolescentes do município”, afirma Thaiane.
Os manifestantes protestaram na Praça Cesário Alvim e também na Avenida Getúlio Vargas.
Condições de trabalho
Na última semana, a reportagem do Portal 14B esteve na sede do Conselho Tutelar do município e conversou com os trabalhadores. Além da falta de itens básicos de higiene, não há celular corporativo, o que faz com que as conselheiras informem o contato pessoal para os usuários, o que também causa transtornos.
“Estamos com problemas no Conselho desde que a nossa gestão entrou, há três anos. Nesse período, estamos lutando por condições melhores, nos reunimos com vereadores, entra e sai secretário na Assistência Social mas nada é resolvido”, conta Janaine Dornelas.
Veículo em situação preocupante
Outro aspecto apontado como motivo de preocupação pelos trabalhadores é a falta de condição do único veículo disponível para o Conselho. Como é necessário fazer constantes viagens para Barbacena, Juiz de Fora, Itamonte e para a própria zona rural de Santos Dumont, não faltam relatos que expõem a situação de risco e de precariedade envolvendo o automóvel.
O motorista do Conselho, que trabalha diretamente com o automóvel e conhece melhor a situação, dá detalhes sobre as condições do carro.
“Desde que eu cheguei, é essa situação. A gente relata o problema, ele vai pra oficina, às vezes volta pior. Arruma uma coisa e estraga outra. A gente fica receoso pois lidamos com a vida de crianças, adolescentes. A partir do momento que entram no carro, a responsabilidade é do motorista”, finaliza.
O carro utilizado atualmente no Conselho Tutelar é um modelo Fiat Uno Mille Fire, ano 2010.
O que diz a Prefeitura
Em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate às Drogas, a reportagem foi informada que a pasta tem conhecimento do problema da falta de itens básicos e parte do mobiliário. A situação foi creditada a um problema na parte de licitação, e agora foi levada ao governo para uma resolução mais ágil.
A respeito do veículo, o assunto foi direcionado à Secretaria de Administração, e um novo automóvel está em processo licitatório para em breve contemplar o Conselho. A Secretaria também informou que uma valorização salarial dos funcionários está em discussão, mas ainda não é possível falar em datas.
O prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania) tomou ciência da situação e vai analisar o que pode ser feito.
Fotos: Gilberto Freire e Peterson Escobar

Vídeo: conheça o Condomínio Estrada Real em Santos Dumont
Portal 14B: Local tem acesso a facilidades como creche, posto de saúde, ônibus urbano, à BR-040 sem trânsito Saiba Mais +.webp?=2727951-2)
Fiéis celebram São Jorge nesta quarta-feira
Portal 14B: Em Santos Dumont, a comunidade dedicada ao santo fica no Bairro Quarto Depósito Saiba Mais +.jpg?=2727428-2)
Justiça condena MG e União a indenizarem famílias de Santos Dumont que tiveram crianças levadas à força para fora do Brasil
Portal 14B: Sentença acolheu apelação de mães e irmãos e condenou entes federativos ao pagamento de indenizações que somam quase R$ 2 milhões Saiba Mais +
Morre Alexandre Dimas da Silveira Souza em Santos Dumont
Portal 14B: Corpo de Alexandre será velado até as 15h desta quarta-feira (23), no Grupo Zelo Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|