Português (Brasil)

Mão dupla na rua São José volta a gerar questionamentos de moradores em Santos Dumont

Mão dupla na rua São José volta a gerar questionamentos de moradores em Santos Dumont

Data de Publicação: 4 de abril de 2022 15:01:00 Segundo os residentes, números de transtornos relacionados ao trânsito aumentaram desde que foi permitido o trânsito de veículos nos dois sentidos no local. Secretaria de Transporte e Trânsito vai estudar o caso

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter 

A rua São José, localizada no centro de Santos Dumont, voltou a ser alvo de reclamações de parte dos moradores. Segundo eles, desde que voltou a ser permitido o trânsito de veículos nos dois sentidos da via, os números de acidentes e transtornos relacionados ao trânsito aumentaram. Além disso, a rua funciona como principal acesso ao Cemitério Municipal, o que aumenta a demanda por vagas.

Um morador que reside no local há 40 anos, mas preferiu não se identificar, conta que quase todo dia presencia algum bate-boca por conta de preferência na passagem do automóvel e em algumas vezes a situação resulta em acidente.

"Recentemente um motoqueiro bateu ali perto da curva. Agora nessa semana, houve outro acidente, veio Samu porque o rapaz parece que machucou. Uma vizinha nossa até filmou a o fato. Depois que essa rua virou mão dupla ficou mais perigosa. Toda hora esse negócio de um parar ou dar ré pra outro passar, aí começa discussão porque fulano acha que tá certo e o outro é quem tem que voltar. Então pra isso fluir, teria que voltar a ser mão única", afirma.

A filmagem em questão foi feita pela moradora Gracita Naves, no dia 29 de março, quando ela flagrou um acidente no local. No vídeo, a moradora se indigna com a situação.

"Mais um acidente na rua São José, quase todo dia é isso. Não tem condições dessa rua estreita ser mão dupla, tem que ser mão única. Estou cansada de ver isso quase todo dia", desafaba.

A rua São José é uma importante via para o município. Além de ser o acesso principal para o Cemitério, ela serve de desafogo para trânsito na parte baixa da cidade.

Foi com essa justificativa, inclusive, que o ex-secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Barreto, promoveu a mudança para mão dupla, em meados de 2021.Na época, com aval do Prefeito Carlos Alberto de Azevedo (Cidadania), ainda foi definida a proibição do estacionamento em toda a extensão da via. Entretanto, um grupo de moradores pediu uma reavaliação e foi atendido. A solução encontrada pela pasta foi a implantação de zonas zebradas intercaladas com áreas de estacionamento, além da inserção de sinalização com controle de velocidade.

De acordo com Clésio Santos, presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (COMTRAM), a decisão na época não teve participação do órgão  e, atualmente, ele recebe um alto número de reclamações sobre o local. 

"Precisamos com urgência tratar essa questão antes que aconteça algo mais grave, é necessário estudar a situação. Já entrei em contato com a atual secretária de Trânsito, aquela rua não tem largura pra ser mão dupla", afirma. 

Secretaria de Trânsito promete ir a campo e elaborar um estudo sobre a rua São José

A reportagem do Portal 14B entrou em contato com a Secretaria de Transporte e Trânsito para questionar o que pode ser feito sobre a asituação da rua. A atual chefe da pasta, Valquiíria de Oliveira Carvalho, informou que a partir de maio, irá pessoalmente no local para elaborar um levantamento junto aos moradores para encontrar uma solução. 

"Irei a campo fazer um levantamento de quantos moradores possuem carro, quantos possuem garagem, se realmente são os moradores que deixam os carros estacionados naquela rua. Se a gente pensar nas grandes cidades, elas utilizam o trânsito rápido, temos que rever a questão do estacionamento, que acaba estreitando mais ainda a rua. Sei que tem a questão do Cemitério, mas tem outras ruas que dão acesso ao local e há a possibilidade de estacionar, vou entrar em contato com o COMTRAM", disse.

 

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário