Português (Brasil)

Loteamento Estrada Real é opção para quem vislumbra qualidade de vida em Santos Dumont

Loteamento Estrada Real é opção para quem vislumbra qualidade de vida em Santos Dumont

Data de Publicação: 26 de novembro de 2021 09:55:00 Loteamento conta com 15 lotes disponíveis para venda, além de uma área verde privilegiada

Compartilhe este conteúdo:

Por Redação 

Bem localizado, carregado de história e com uma área verde privilegiada. O Loteamento Estrada Real é uma excelente escolha para quem vislumbra uma boa qualidade de vida com a melhor infraestrutura e acessibilidade, em Santos Dumont.

O loteamento está localizado no bairro Santo Antônio, a 1,5 km da sede da Prefeitura. O acesso é fácil, no centro da cidade subindo pela rua Afonso Pena, logo após a travessia, se apresentam duas opções para chegar ao local: seguir pela rua Pedro Ribeiro, antiga "Estrada Real" ou optar pela rua Frei Edmar Pulman. Ambos os caminhos. 100% asfaltados, levam ao loteamento.

O loteamento conta com 15 lotes disponíveis para venda, no valor de R$ 70 mil cada. Todos eles com mais de 15m de frente e 360m² de área com topografia privilegiada. Além disso, o meio fio já está concluído e a instalação dos postes já foi iniciada, com aval da Cemig.

O projeto já foi aprovado na Prefeitura, e a Copasa forneceu as diretrizes básicas para implantação do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Todos os lotes já possuem nº de matrícula registrado no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Santos Dumont.

História

A despeito da modernidade do projeto, há espaço também para a história. A praça do loteamento foi batizada de José Ayres Gomes, o inconfidente e filho mais novo de João Gomes, fundador do Arraial que levou o seu nome, depois Palmira e hoje Santo Dumont.

José Ayres Gomes nasceu em 1734 na Fazenda João Gomes Velho, hoje bairro Santo Antônio, na altura dos quilômetros 326 a 332 da atual Estrada de Ferro. Foi um fazendeiro, proprietário de terras, participante da Inconfidência Mineira

José foi um grande servidor da Coroa Portuguesa, como Coronel de Cavalaria Auxiliar da Comarca do Rio das Mortes. No final do século XVIII, auxiliou o alferes Joaquim José da Silva Xavier, “o Tiradentes”, no combate e prisão de salteadores que infestavam a região da Serra da Mantiqueira (particularmente na descida da Serra entre as cidades de Antônio Carlos e Santos Dumont), atacando tropas e cargas que transitavam no Caminho Novo.

Tomou parte na Inconfidência Mineira, sendo condenado a degredo, por toda sua vida em Ambaca, presídio de Angola, por sentença de 20 de abril de 1792. Tendo sido apreendidos os seus bens para o Fisco e Câmara Real, sentença esta depois modificada para a pena de oito anos de prisão em Inhambane, em Moçambique. José Ayres Gomes Faleceu no exílio em 1796.

Seus despojos foram exumados no adro da Igreja de Inhambane e transladados para o Brasil, achando-se depositados no Panteão da Independência de Ouro Preto, ao lado de Tiradentes. É considerado um dos mártires da Conjuração Mineira.

 

Fotos: Divulgação

Fonte. O ARRAIAL E O DISTRITO DE JOÃO GOMES - História Antiga de Santos Dumont - Minas Gerais - Autor: Luiz Mauro Andrade da Fonseca - Centro Gráfico e Editora Ltda (Barbacena MG)- Ano 2013

UMA CIDADE À BEIRA DO CAMINHO NOVO. Autor: Oswaldo Henrique Castelo Branco - Editora Vozes Ltda -História sobre a cidade de Santos Dumont/MG ano de 1988

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário