Português (Brasil)

Ícone Sandumonense: Loja Maçônica Antenor Ayres Vianna

Ícone Sandumonense: Loja Maçônica Antenor Ayres Vianna

Data de Publicação: 21 de julho de 2022 19:43:00 Conheça um pouco da loja maçônica instalada em Santos Dumont há 122 anos

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação

 

A partir desta quinta-feira (21), o Portal 14B lança a série Ícone Sandumonense, que vai trazer a história de empresas e instituições com mais de 50 anos em Santos Dumont. 

O objetivo é resgatar, deixar vivo na memória e enaltecer quem, ao longo de tanto tempo, continua contribuindo para o desenvolvimento da cidade.

Serão duas homenagens por semana, sempre às quintas-feiras e aos sábados. 
Confira abaixo a história da Loja Maçônica Antenor Ayres Vianna 

História

A Centenária Loja Maçônica Antenor Ayres Vianna foi fundada em 20 de abril de 1900, por ideal do Maçom Vicente Romano Lobosco, proprietário do Grande Hotel Palmyra, onde a Loja foi fundada com o título de Loja Capitular União Palmyrense. 

Com o falecimento do Irmão Antenor Ayres Vianna, ocorrido em setembro de 1939 e, por aprovação unanime dos Irmãos do quadro de obreiros, o local passou a ter a denominação de Loja Maçônica Antenor Ayres Vianna em 08 de dezembro de 1941.

Precursora dos principais acontecimentos da então cidade de Palmyra, seus membros sempre ocuparam os mais importantes e diversos cargos na cidade, como por exemplo: o primeiro presidente da Câmara Municipal de Palmyra, nosso Irmão Dr. Carlos da Silva Fortes; o prefeito Jacques Gabriel Pansard; vários comandantes do 4" Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, Juízes, promotores, gerentes de banco, policiais militares e civis, funcionários públicos, professores, enfim, trabalhadores de todos os setores. Hoje é possível observar as inúmeras ruas que os homenageiam como Coronel Fulgêncio, Capitão Nestor, Joaquim Nunes, Carlos da Silva Fortes, Jacques Gabriel Pansard, Manoel José de Paula, entre outras.

Benfeitorias 

Ajudou a fundar e construir a Santa Casa de Misericórdia de Palmyra, hoje Hospital de Misericórdia de Santos Dumont, com ajuda financeira mensal de todos os seus membros, bem como de muitas Lojas Maçônicas espalhadas pelo nosso imenso Brasil.

Fundou e manteve por vários anos a Escola primária para adultos Nilo Peçanha, nas dependências da Loja Maçônica.

Fundadora, juntamente com a Fraternidade Rosa Cruz, do Instituto Joaquim Soares de Oliveira, que atualmente administra o programa Menor Aprendiz.

Implantou em seu Templo, a Biblioteca Municipal que leva o nome do Patrono Antenor Ayres Vianna, atualmente funcionando em Instalações da Prefeitura Municipal.

Fundou e patrocina o Capítulo Santos Dumont da Ordem DeMolay e o Bethel União Palmyrense das Filhas de Jó.

Cenário atual em Santos Dumont

Em 20 de abril de 2022, a Loja Maçônica completou 122 anos de relevantes serviços prestados à sociedade sandumonense. Seu atual Venerável Mestre é o farmacêutico e bioquímico André Lucas de Oliveira.

Vale ressaltar que ainda que a Ordem Maçônica, outrora secreta, hoje discreta, não é uma religião, exigindo de seus iniciados que cada um tenha sua própria religiosidade, uma vez que para ser iniciado é necessário acreditar em um ‘Ente Supremo’, que nós maçons denominamos Grande Arquiteto do Universo e da vida eterna. 

A maçonaria está presente em quase todos os países, sendo considerada a maior organização não governamental do mundo, ajudando os seus membros a reforçarem o seu caráter, combatendo os vícios, enaltecendo as virtudes e promovendo o bem estar da humanidade.

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário