Conheça três mulheres que ocupam cargos até então inéditos ao público feminino em Santos Dumont
Data de Publicação: 9 de março de 2022 11:38:00 Rosangela Garcia, na secretaria de Administração; Francini Tavares na Acispes; e Jaqueline Guilarducci na ACE são as primeiras mulheres a desempenharem funções de liderança nesses locais
Por Isabella Sad - Repórter
Se pensarmos historicamente na responsabilidade feminina na sociedade moderna, percebemos que quase nunca as mulheres tiveram um papel igualitário ao do homem. Convencionou-se no ambiente familiar a divisão de tarefas em que o homem era responsável por prover as necessidades alimentares e financeiras, e a mulher de cuidar das tarefas para manter o lar.
Apesar de ainda ter pessoas que pensam assim, a mulher vem provando seu valor e ganhando seu espaço na sociedade cada vez mais. Principalmente, nas funções de liderança, que até então só homens exerciam.
A representatividade de mulheres no poder, hoje, ainda é inferior aos dos homens, contudo, aos poucos elas vão conseguindo provar que são capazes de ir muito mais além daquilo que era visto como 'trabalho para mulher'. Como exemplo disso, o Portal 14B traz a história de mulheres que ocupam pela primeira vez um cargo de liderança, que até então só foram ocupados por homens em Santos Dumont.
Francini Tavares
Francini Tavares Toledo possui 30 anos e é formada em gestão pública. Há sete meses ela está como gerente da Agência de Cooperação Intermunicipal em Saúde Pé da Serra (Acispes) em Santos Dumont e se sente honrada de ser a primeira mulher a chefiar a unidade no município.
Antes de chegar ao seu cargo, Francini atuou durante cinco anos como coordenadora do setor de Zoonoses. Com base nessa experiência e em sua formação acadêmica, o prefeito Betinho lhe fez o convite de gerenciar a unidade.
Francini conta que, em seu ambiente de trabalho, nunca teve que lidar com dificuldade de liderar e nunca foi subestimada ao exercer sua função: "Sempre senti confiança das pessoas em meu trabalho, isso motiva!", fala.
Jaqueline Guilarducci
Jaqueline GuilarduccI tem 49 e exerce a função de presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santos Dumont (ACE) desde 2021, porém já atua na associação como diretora há 15 anos. Ela é a primeira mulher a assumir a presidência desde 1957, quando a instituição foi fundada.
Jaqueline tem a consciência da responsabilidade de seu cargo e consegue trabalhar de forma tranquila com todos os diretores de forma igualitária: "minha figura como chefe é respeitada", diz. Todavia, enquanto mulher, às vezes, a insegurança se faz presente e, segundo ela: " há a preocupação de não quer errar e mostrar fraqueza, ainda mais pelo fato de ser mulher e ser uma pessoa muito detalhista".
Assim, Jaqueline procura fazer seu trabalho com muito mais cautela e admite que muitas vezes o homem tem a confiança de ousar no trabalho sem ser julgado. Por sua vez, a mulher em um mesmo tipo de serviço, é tratada como se estivesse fazendo apenas sua obrigação, sem qualquer tipo de elogio. Essa situação, de acordo com a própria Jaqueline, faz com que ela tenha mais força para conquistar cada vez mais seu espaço na sociedade.
Rosangela Garcia
Rosangela Maria Garcia tem 40 anos e é a primeira mulher a assumir o cargo de secretária de Administração na Prefeitura de Santos Dumont. Há um mês à frente da pasta, Rosangela cada vez mais consegue conquistar o respeito e a confiança de seus colegas de trabalho.
Rosangela, que até então comandava a secretaria de Saúde, conta que em sua mudança percebeu um certo receio a respeito de sua competência ao assumir o cargo. Muitas vezes subestimada, ela afirma que lida com essa situação de forma tranquila, pois se impõe e assim vai conquistando o respeito das pessoas.
Entretanto, Rosangela já teve que lidar com falas machistas que a incomodavam. Os atos fizeram com que ela exercesse sua liderança e deixasse claro que não permitia nenhum tipo de brincadeira que a deixasse desconfortável. Na maioria das reuniões que ocorrem na Prefeitura, ela quase sempre é a única mulher no ambiente.
Essas foram breves histórias de três mulheres que ocupam agora um lugar de liderança dentro da sociedade de Santos Dumont, consolidando o fato de que o lugar da mulher é onde ela quer estar.
Fotos: Divulgação

Caminhonete que transportava queijo perde freio e atinge residência na Rua dos Ferroviários em Santos Dumont
Portal 14B: Um dos ocupantes foi levado para o Hospital Misericórdia de Santos Dumont. Acidente foi registrado na madrugada desta sexta-feira (18) Saiba Mais +
Vídeo: H. Store completa 15 anos de história em Santos Dumont
Portal 14B: Apesar da H. Store e a Hering carregarem a peça básica como carro chefe, a loja foi se adequando à evolução ao longo dos anos e traz vestu Saiba Mais +
Polícia Militar de Meio Ambiente resgata urubu preso em árvore por causa de linha de pipa na Represa da Ponte Preta
Portal 14B: Apesar de apresentar ferimento, ave conseguiu voar normalmente, informou a PM Saiba Mais +
Secretário de Agricultura recebe representante do Instituto Mineiro de Agropecuária em Santos Dumont
Portal 14B: Encontro aconteceu na última segunda-feira (14) Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|