Português (Brasil)

Censo 2022 começa nesta segunda-feira em Santos Dumont e cidades da Zona da Mata

Censo 2022 começa nesta segunda-feira em Santos Dumont e cidades da Zona da Mata

Data de Publicação: 1 de agosto de 2022 10:17:00 Levantamento deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. Saiba como identificar um trabalhador do IBGE e outras informações

Compartilhe este conteúdo:

Por Peterson Escobar - Repórter

Começou nesta segunda-feira (01) em Santos Dumont e demais cidades da Zona da Mata a coleta do Censo Demográfico 2022, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o IBGE, o levantamento deveria ter sido realizado em 2020, mas foi adiado por causa da pandemia de Covid-19. A pesquisa é feita de 10 em 10 anos. Em Santos Dumont, o instituto informou ao Portal 14B que são 46 recenseadores, e a coleta vai até o dia 31 de outubro.

Veja abaixo mais informações sobre o Censo 2022 e tire suas dúvidas sobre o assunto.

Papel do Censo

O Censo coleta dados da população e permite traçar um retrato abrangente do país. Além da contagem populacional, a pesquisa traz informações sobre condições de vida, emprego, renda, acesso a saneamento, saúde e escolaridade, entre outros. Confira algumas das políticas públicas baseadas no Censo:

  • calibragem da democracia representativa, através da contagem populacional (definição do número de deputados federais e estaduais e de vereadores);
  • determinação dos públicos-alvo de políticas públicas federais, estaduais e municipais;
  • detalhamento da população em risco para campanhas de vacinação;
  • ajustes nas políticas para superação e recuperação pós-pandemia;
  • distribuição das transferências da União para estados e municípios, com impacto significativo nos orçamentos públicos (segundo o IBGE, em 2019, 65% do montante total transferido da União para estados e municípios consideraram dados de população);
  • transferências e recursos para a administração do Bolsa Família;
  • identificação de áreas de investimento prioritário em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos.

Como tirar dúvidas?

O Censo 2022 terá uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas da população durante a coleta domiciliar. De acordo com o IBGE, o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800-721-8181, terá 180 agentes censitários para auxiliar a sociedade a preencher o questionário via internet ou telefone.

O horário de funcionamento do CAC será das 8h às 21h30, todos os dias da semana, de domingo a domingo.

Como preencher o questionário?

Assim como no Censo de 2010, também no Censo 2022 os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário via internet.

Após uma visita inicial obrigatória, na qual o recenseador também registrará as coordenadas de cada endereço, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de 7 dias.

Como confirmar a identidade dos trabalhadores do IBGE?

A população pode confirmar a identidade dos recenseadores e dos agentes de pesquisa do IBGE também pelo 0800-721-8181 ou diretamente pelo site "Respondendo ao IBGE".

 

Fotos: IBGE divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário