Português (Brasil)

Dirigível Duo apresenta repertório musical com referências a Santos Dumont aos alunos do Cornélia em Santos Dumont

Dirigível Duo apresenta repertório musical com referências a Santos Dumont aos alunos do Cornélia em Santos Dumont

Data de Publicação: 21 de maio de 2025 11:43:00 Portal 14B: Comunidade escolar recebeu o show com as canções do primeiro EP autoral do Dirigível Duo, projeto contemplado pelo edital da PNAB

Compartilhe este conteúdo:

 Por Redação...

 

Na última sexta-feira (16), o Dirigível Duo se apresentou na Escola Estadual Cornélia Ferreira Ladeira, localizada no Bairro da Glória, em Santos Dumont. A proposta foi levar uma experiência diferenciada com música instrumental para os alunos, marcada pela arte e brasilidade.

A comunidade escolar recebeu o show com as canções do primeiro EP autoral do Dirigível Duo, projeto contemplado pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

O duo, formado pelos músicos sandumonenses Juninho de Sá (violão) e Tiago Guimarães (saxofone), conduziu os estudantes por uma travessia sonora entre história e brasilidade, sobre o legado do conterrâneo Alberto Santos Dumont. A apresentação reuniu músicas que passeiam por gêneros como jazz, choro, frevo e música de câmara popular.

Durante o evento, os músicos conversaram com os estudantes sobre o processo de criação do Ep, a trajetória do duo e a importância da valorização da cultura local. 

“Estar com os estudantes do Cornélia nesta manhã foi testemunhar, mais uma vez, que a música é uma linha viva que costura passado, presente e futuro. Em cada olhar atento reconheci o vigor de uma juventude em busca por sentido e expressão. Ao levar nosso repertório autoral, impregnado de referências a Santos Dumont e às matrizes da música brasileira, para dentro de uma instituição pública de ensino, reafirmamos o papel da arte como vetor de memória e identidade. Saio profundamente comovido por cada escuta, cada gesto de afeto e pela convicção de que a cultura, quando enraizada e acessível, é capaz de fundar novos horizontes de pertencimento e transformação” afirma o saxofonista Tiago Guimarães.

O momento foi de grande troca com os alunos, em que muitos vivenciaram, pela primeira vez, uma apresentação instrumental ao vivo dentro da escola. 

“Escolhi o Cornélia por ser uma escola localizada no bairro que nasci e fui criado, apesar de não ter sido aluno da mesma. Outra motivação importante foi dar destaque ao excelente trabalho desenvolvido ao longo de mais de uma década pelo diretor Antônio Fernandes e sua equipe. Antônio compartilhou conosco que a escola era conhecida por possuir alunos com sérios problemas comportamentais, o que o motivou a fazer um árduo e profundo trabalho de reeducação na estrutura dessa comunidade escolar. E pela platéia atenta, receptiva e educada, pude comprovar que o trabalho do diretor e sua equipe valeu a pena e rendeu os frutos desejados” diz o violonista Juninho de Sá.

A apresentação

O evento da escola integrou uma agenda de apresentações do Dirigível Duo em Santos Dumont, levando o novo trabalho para perto da comunidade. A ação reforçou não apenas o poder da arte na formação das juventudes, mas também a importância do investimento em cultura como ferramenta de transformação social.

As canções do EP apresentadas aos alunos, foram gravadas no estúdio da Bituca – Universidade de Música Popular, em Barbacena. O recente trabalho será lançado para o público no próximo mês, em 5 de junho, nas plataformas digitais, e traz composições autorais inéditas como “Balão Brasil”, “Cabangu e a Encantada” e o samba-canção “Nas asas do Imperfeccionista”.  As canções são repletas de  pesquisa musical, liberdade criativa e forte identidade brasileira.

 

 

Fotos: Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário