Brasileiros participam de mapeamento inédito do céu do Hemisfério Sul
Data de Publicação: 20 de maio de 2025 08:10:00 Portal 14B: LIneA será responsável por processar parte dos dados coletados
Por Tâmara Freire - Repórter da Agência Brasil...
Em menos de um mês, terá início um projeto astronômico sem precedentes, que vai mapear o céu do hemisfério Sul, a partir de milhões de fotos de alta definição, feitas por um telescópio de última geração. Cerca de 170 cientistas brasileiros participarão do projeto, liderado pelo Estados Unidos, e que deve se estender por mais de 10 anos.
O supertelescópio instalado no Observatório Vera C. Rubin, no Chile, tem oito metros de diâmetro, e carrega a maior câmera digital já construída no mundo, com resolução de 3,2 gigapixels. O equipamento é capaz de gerar mais de 200 mil imagens por ano, permitindo a visualização de bilhões de objetos celestes e sua catalogação.
Mas isso também significa um volume gigantesco de dados e é aí que entra a contribuição brasileira. O Laboratório Interinstitucional de e-Astronomia (LIneA) será responsável pelo processamento, análise e distribuição de boa parte desses dados, armazenando pelo menos 5 petabytes de informações (1 petabyte equivale a mais de 1 milhão de gigabites).
Para isso, está concluindo o seu Centro Independente de Acesso a Dados, nas dependências do Laboratório Nacional de Computação Científica, que opera o maior supercomputador científico público do país, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro.
De acordo com o coordenador do LIneA, Luiz Nicolaci da Costa, o trabalho de análise deve começar em 2026, mas o laboratório ainda precisa de recursos para concluir suas instalações e garantir a sustentabilidade do trabalho.
"Nós temos um total de 170 pesquisadores brasileiros envolvidos, dos quais 80% são estudantes ou pós-doc. Quer dizer, é um projeto para o futuro, e o aluno de hoje será o pesquisador principal amanhã. E o projeto é muito amplo em termos de objetivos, então ele é dividido em grupos temáticos. E esses alunos podem trabalhar nesses grupos temáticos com as maiores lideranças científicas do mundo inteiro, de igual para igual", explica.
Nicolaci também destaca a importância estratégica para o país de participar de uma iniciativa desse porte:
"São 1.500 pesquisadores de 48 instituições internacionais, então você tem essa rede de centros de ciência, onde você tem um intercâmbio tecnológico e você se mantém atualizado. E o que está envolvido de engenharia mecânica, de engenharia ótica, de engenharia eletrônica e de ciência de dados mostra que, apesar da aplicação final, talvez, ser uma coisa meio abstrata, o que você cria em termos de formação de pessoal nesse projeto é incomparável."
Na parte de astronomia, o mapeamento vai permitir avanços nas pesquisas sobre a energia escura, que compõe a maior parte do universo, e outros corpos celestes pouco estudados. A estimativa é catalogar cerca de 17 bilhões de estrelas e 20 bilhões de galáxias, além de objetos difíceis de serem observados com instrumentos menos potentes.
Foto: Olimpíada Latino-americana de astronomia e Aeronáltica
 00.37.30_1eb0c71f.jpg?=2751604-4)
Morre Divaldo Franco, um dos principais líderes espíritas do Brasil
Portal 14B: Médium faleceu nesta terça-feira (13), em Salvador, aos 98 anos. Ele tratava um câncer na bexiga. Saiba Mais +
Regularize: mais de 5 milhões de eleitores podem ter o título cancelado
Portal 14B: Esteja em dia com a Justiça Eleitoral e evite o cancelamento da sua identidade cidadã Saiba Mais +
Petrobras anuncia novos poços e retomada de fábricas de fertilizantes
Portal 14B: Cerca de 100 poços devem ser perfurados na Bahia Saiba Mais + 09.13.41_a8e73e4b.jpg?=2747658-2)
PF vê 'sistema de corrupção mais sofisticado e complexo' em esquema de venda de sentenças
Portal 14B: Corporação pediu ao ministro Cristiano Zanin Martins a prorrogação das investigações por mais 60 dias Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|