Português (Brasil)

Zona da Mata lidera ocorrências de acidentes graves com maioria das vítimas homens em Minas Gerais

Zona da Mata lidera ocorrências de acidentes graves com maioria das vítimas homens em Minas Gerais

Data de Publicação: 13 de maio de 2025 10:17:00 Portal 14B: Levantamento da Secretaria de Estado de Saúde e do Corpo de Bombeiros usou como base mais de 2 milhões de registros de acidentes de trânsito entre 2019 e 2025

Compartilhe este conteúdo:

 Por Tribuna de Minas...

 

Um estudo inédito feito pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Corpo de Bombeiros (CBMMG), apontou que a Zona da Mata mineira é a região do estado com os acidentes mais graves. O levantamento utilizou como base mais de 2 milhões de registros de acidentes de trânsito entre 2019 e 2025. 

O documento ainda mostra que cerca de 70% dos acidentes ocorrem em áreas urbanas, mas os mais letais estão nas rodovias – onde a chance de morte é 2,7 vezes maior. Homens jovens lideram as estatísticas: 71% das vítimas são do sexo masculino, e 23% têm entre 20 e 29 anos. 

Para o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, os dados reforçam a importância de políticas públicas de prevenção.

“O Maio Amarelo é o mês da consciência no trânsito. A SES-MG e o Corpo de Bombeiros fizeram uma análise profunda da dinâmica dos acidentes: onde ocorrem, quais os mais comuns e letais. Isso nos permite direcionar ações integradas com municípios, governo e sociedade”, afirma em nota divulgada à imprensa.

Segundo o levantamento, a frequência de acidentes cresce a partir de sexta-feira, com pico aos sábados. Além do resultado encontrado na Zona da Mata, a mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte lidera em número de ocorrências e o Norte de Minas tem a maior taxa de letalidade. 

O estudo também chama atenção para os acidentes com produtos perigosos que ocorrem majoritariamente nas BR-262, BR-040 e BR-116, durante o dia e em dias úteis, representando risco ampliado para a população e o meio ambiente. 

Maio Amarelo 

Durante o mês de maio, a SES-MG promove a campanha Maio Amarelo, com o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”, com o objetivo de conscientizar sobre a importância da redução de velocidade e comportamentos seguros, especialmente entre motociclistas, ciclistas e pedestres.

A ação integra o movimento internacional Maio Amarelo, criado para estimular a sociedade a refletir sobre os acidentes de trânsito. Em Minas, é coordenada pela Diretoria de Vigilância de Condições Crônicas da SES-MG, com apoio das Unidades Regionais de Saúde. 

 

 

Foto: CBMMG / Divulgação

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário