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Primeiro carro a circular no Brasil foi trazido por Santos Dumont em 1891

Primeiro carro a circular no Brasil foi trazido por Santos Dumont em 1891

Data de Publicação: 3 de maio de 2025 12:32:00 Portal 14B: Antes de conquistar os céus, Santos Dumont já explorava as ruas com um carro pioneiro que mudaria a história do transporte no Brasil

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Por Romário Pereira de Carvalho 

Além Alberto Santos Dumont de ser o pai da aviação, o inventor brasileiro também era apaixonado por carros. E foi justamente sua família que trouxe o primeiro automóvel a circular no Brasil.

O primeiro carro no país

O ano era 1891. A família Santos Dumont importou um Peugeot Type 3, modelo francês movido a gasolina. O carro, com quatro lugares e motor Daimler de 2 cavalos de potência, era uma inovação absoluta em terras brasileiras. Enquanto o país ainda usava carroças, o veículo chamava a atenção por onde passava.

Santos Dumont não era somente um usuário. Ele se interessava pela estrutura e funcionamento do automóvel. Estudava suas peças, desmontava o motor, observava tudo com atenção.

Esse conhecimento foi essencial no desenvolvimento de seus projetos de dirigíveis e aviões para Dumont entender as máquinas. Era parte do processo criativo.

A disputa pela primeira placa

Apesar de ter sido o primeiro carro a rodar no Brasil, o Peugeot da família Dumont não foi o primeiro a receber uma placa oficial. Essa marca pertence ao industrial Francisco Matarazzo. Em 1903, São Paulo começou a exigir o emplacamento dos veículos. Matarazzo foi o primeiro a registrar o seu.

Imposto e protesto

Pouco antes disso, no final do ano de 1900, a prefeitura da capital paulista criou um imposto semelhante ao IPVA. Henrique, irmão de Santos Dumont, decidiu protestar. Ele enviou uma petição pedindo a isenção da cobrança.

Na carta, Henrique argumentava que as ruas da cidade estavam em péssimas condições. O calçamento danificava os pneus dos carros e obrigava reparos constantes. Por isso, considerava injusta a cobrança do tributo.

O Peugeot Type 3 na história

O Peugeot Type 3 teve produção limitada. Fabricado entre 1891 e 1894, apenas 64 unidades foram construídas. Foi o primeiro carro da marca entregue a um cliente particular, em 2 de outubro de 1891. O modelo apresentava motor V2 com 565 cm³, potência de 2 cavalos e quatro marchas.

Na tentativa de promover o novo veículo, Armand Peugeot decidiu exibir o carro durante a prova ciclística Paris-Brest-Paris. O automóvel percorreu mais de 2.000 km, a uma média de 14,7 km/h, atraindo a atenção do público. Pouco depois, o modelo faria história também no Brasil.

Uma curiosa repetição

Mais de cem anos depois, parte das reclamações se mantém. Atualmente, ainda se critica o IPVA e os problemas das ruas brasileiras. As máquinas evoluíram, mas alguns obstáculos continuam os mesmos.

O carro de Santos Dumont virou peça de museu. Mas sua história mostra como o inventor brasileiro esteve sempre à frente do seu tempo — até mesmo sobre quatro rodas.

Com informações de AutoPapo.

 

Foto: Reproduçao

 

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