Português (Brasil)

Projeto de lei concede a Santos Dumont o título de Patrono do Turismo do Paraná

Projeto de lei concede a Santos Dumont o título de Patrono do Turismo do Paraná

Data de Publicação: 25 de abril de 2025 14:20:00 Portal 14B: Proposta está fundamentada no fato histórico de que houve um encontro de Santos Dumont com o então presidente (governador) do Paraná, Afonso Camargo

Compartilhe este conteúdo:

 Por Gdia...

 

A Assembleia Legislativa deve votar em plenário nos próximos dias um projeto de lei que concede ao “Pai da Aviação”, Alberto Santos Dumont o título de Patrono do Turismo Paranaense. A iniciativa, do deputado estadual Hussein Bakri (PSD), já tramitou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

"O reconhecimento é uma justa homenagem aquele que teve uma atuação muito importante para o turismo do nosso estado", afirmou o parlamentar.

A proposta está fundamentada no fato histórico de que houve um encontro de Santos Dumont com o então presidente (governador) do Paraná, Afonso Camargo. A agenda ocorreu em Curitiba, no dia 8 de maio de 1916, para tratar de uma ação pública de desapropriação das terras onde se encontram as Cataratas do Iguaçu, para um futuro Parque Ambiental. O aviador foi até a capital paranaense após se encantar com a beleza das quedas na fronteira de Brasil e Argentina.

Tal fato, segundo Bakri, já é reconhecido na memória do turismo, quando a Paraná Turismo e a Associação Brasileiro de Jornalistas de Turismo do Paraná (Abrajet-PR) idealizaram e promoveram a entrega do troféu “Santos Dumont” para personalidades do turismo durante as atividades que marcaram o Centenário Paranaense de Turismo, realizado em Foz do Iguaçu, por ocasião do Festival de Turismo das Cataratas em 2016.

“Nesse sentido, observa-se que a honraria é justa e adequada, tendo em vista se tratar de figura de ampla relevância na área e que com histórico de participação no desenvolvimento do turismo paranaense”, destacou o deputado. A passagem de Santos Dumont por Foz do Iguaçu em 1916 foi um marco importante na história da preservação do Parque Nacional do Iguaçu.

Ao acaso

O aviador, durante uma visita às Cataratas, ficou sensibilizado com a beleza natural do local e, apesar da visita não ter sido planejada, propôs a transformação da área em um parque nacional. O encontro de Dumont com a futura unidade de conservação ocorreu quando ele voltava de Buenos Aires (AR) e, na passagem por Foz do Iguaçu, foi convidado por Frederico Engel, dono do primeiro hotel da cidade, a conhecer as Cataratas. ??

Segundo relatos da época, Dumont ficou encantado com as quedas e, por dois dias seguido, ficou contemplando por todos os ângulos. Após a visita, Dumont decidiu que a área não deveria continuar a ser propriedade particular e propôs a sua desapropriação para a criação de um parque nacional.

Em menos de três meses após o encontro, o governador do Paraná, Affonso Camargo, publicou um decreto para desapropriar as terras e criar o Parque Nacional do Iguaçu. A importância de Dumont na criação do parque é reconhecida com uma estátua dele no local e com o seu nome associado à preservação da região.

 

Foto: Reprodução

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário