Governo Federal lança RG para animais; veja como registrar seu pet
Data de Publicação: 18 de abril de 2025 13:00:00 Portal 14B: Sistema foi lançado nessa quinta (17). Registro é gratuito e gera QR Code para prender na coleira com dados do tutor
Por g1
O governo federal lançou nessa quinta-feira (17) um sistema para a emissão de uma "carteira de identidade" para animais domésticos.
O documento vem sendo chamado de "RG Animal" – o nome oficial é Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, ou "Sinpatinhas".
O registro é gratuito e feito 100% pela internet (veja o passo a passo abaixo). Cada pet recebe um número de registro único e intransferível, que vai acompanhar o animal por toda a vida.
Ao fim, o tutor recebe um QR Code para imprimir, plastificar e colocar na coleira do bichinho.
Além dos tutores domésticos, o sistema pode ser usado por ONGs ou pessoas jurídicas.
Pode, inclusive, receber informações de "animais comunitários" – cães e gatos que sejam cuidados por um prédio, um comércio ou por uma vizinhança, por exemplo.
Além dos dados do responsável, o cadastro terá o endereço, a idade, a raça e o histórico de doenças e vacinas de cada animal.
Uma vez cadastrados, os tutores poderão:
- saber a localização do pet em caso de desaparecimento,
- receber informações sobre campanhas públicas de castração, vacinação e microchipagem na região.
Passo a passo
Para criar o registro do pet, é preciso acessar o sistema do SinPatinhas no site do Ministério do Meio Ambiente.
O login é feito usando o cadastro do gov.br – o mesmo já usado para acessar outros documentos digitais, como a carteira de vacinação e a carteira de trabalho.
Após entrar no sistema, o tutor terá que confirmar algumas informações pessoais que ainda não tenha preenchido no cadastro – endereço e telefone pessoal, por exemplo.
Em seguida, é a hora de inserir as informações do pet:
- nome;
- data de nascimento;
- cor da pelagem;
- espécie (cão ou gato);
- sexo;
- local de nascimento do animal.
O sistema permite indicar, ainda, se o pet é castrado e se tem algum microchip de identificação.
Em seguida, assim como na carteira de identidade de humanos, o tutor pode inserir uma "foto 3x4" do pet. O ideal é escolher uma imagem que mostre bem o "rosto" do bicho.
Terminado o processo, o sistema vai gerar o cadastro digital e atribuir, a cada pet, um número único e intransferível de registro.
Cada tutor pode registrar quantos pets desejar. Todos eles ficarão vinculados à mesma conta gov.br.
O sistema permite, também, que o cadastro seja transferido de um tutor para outro – em caso de adoção, por exemplo. É preciso que tanto o tutor original quanto o novo responsável concordem com a mudança.
Como fica o documento?
Quando o registro for concluído, o tutor pode pedir para o sistema gerar um arquivo PDF com todas as informações em formato de impressão.
Ou seja: dá para imprimir a carteirinha de identidade do pet, além de uma tag para colocar na coleira.
Ambos os itens vêm com um QR Code que, quando escaneado, revela as informações de contato do tutor – o que pode ajudar a localizar um animal perdido.

Título de eleitor regular é essencial para exercício do voto e candidatura
Portal 14B: Portanto, não deixe de consultar e regularizar o título pela internet ou no cartório eleitoral Saiba Mais +
Feriadão deve ter chuva e queda de temperatura no centro-sul do país
Portal 14B: Inmet lançou alertas laranja para risco de chuvas intensas Saiba Mais +
Vídeo: Festival de Pipas atrai grande público na Ponte Preta em Santos Dumont
Portal 14B: Evento foi realizado nesse domingo (14) e contou com a presença de equipes de cidades da região Saiba Mais +
Petrópolis tem situação de emergência reconhecida pelo Governo federal
Portal 14B: Medida já tinha sido adotada para Angra dos Reis devido às fortes chuvas Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|