Português (Brasil)

Secretaria de Educação estuda possibilidade de incluir mais um veículo para atender universitários que estudam em Juiz de Fora

Secretaria de Educação estuda possibilidade de incluir mais um veículo para atender universitários que estudam em Juiz de Fora

Data de Publicação: 16 de abril de 2025 17:09:00 Portal 14B: Estudantes que não foram contemplados no edital enfrentam dificuldades financeiras e de logística

Compartilhe este conteúdo:

 Por Emylle Lopes - estagiária sob supervisão de Peterson Escobar


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) analisa a possibilidade de colocar um novo ônibus para aumentar as vagas disponíveis no transporte destinado aos universitários sandumonenses que estudam na cidade de Juiz de Fora.

O estudo visando o aumento de oferta de vagas se deve à grande demanda apresentada junto com os pedidos dos estudantes que não foram contemplados, e foi confirmado pela responsável pelo cadastro e acompanhamento dos estudantes, Carla Vitorelli, em comunicado oficial aos universitários.

Estudantes de Santos Dumont que fazem curso ou faculdade em Juiz de Fora à noite têm enfrentado dificuldades com o número limitado de vagas no transporte universitário oferecido pela Prefeitura. Neste ano, o edital disponibilizou 30 vagas, enquanto a demanda registrada foi de 73 inscritos. Em 2024, o serviço chegou a atender até 48 alunos.

Uma das estudantes, que preferiu não ser identificada, disse que o valor das vans disponíveis não é acessível para ela no momento, além de destacar a dificuldade para locomover até a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). 

“A UFJF fica longe do centro da cidade, e poucas vans fazem esse trajeto, mesmo quem pode pagar enfrenta dificuldades para conseguir vaga. A Transur não atende adequadamente os horários das aulas, por conta disso, muitos estudantes serão obrigados a chegar atrasados ou sair mais cedo das aulas, além do custo do valor das passagens.”

Outra estudante também demonstrou sua preocupação com a falta de transporte para concluir seus estudos:

“Já havíamos passado por um processo seletivo e fomos devidamente classificados. No meio do semestre, somos surpreendidos com um novo recadastramento (...) as vans estão lotadas, o horário do Transur é extremamente limitado, e a estação fica longe da maioria das universidades, dificultando ainda mais a locomoção.”

Caso haja a confirmação de um novo veículo, a responsável informou que entrará em contato com os alunos conforme a ordem de classificação estabelecida no edital.

 

Foto: Ilustrativa

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário