Português (Brasil)

Vídeo: alunos de Ewbank da Câmara apresentam projeto sobre aves e recebem palestra da Polícia de Meio Ambiente

Vídeo: alunos de Ewbank da Câmara apresentam projeto sobre aves e recebem palestra da Polícia de Meio Ambiente

Data de Publicação: 27 de março de 2025 15:57:00 Porta 14B: Palestra, nesta quinta-feira (27), esclareceu dúvidas e enfatizou a importância de preservação da fauna

Compartilhe este conteúdo:

 Por Emylle Lopes - Repórter...

 

Nesta quinta-feira (27), a Escola Municipal Hercília Silva de Melo, em Ewbank da Câmara, realizou uma exposição de trabalhos sobre diferentes tipos de aves legalizadas e não legalizadas.

A iniciativa teve como objetivo apresentar diferentes tipos de aves e conscientizar a comunidade escolar sobre a preservação da fauna. Além da exposição, os alunos participaram de uma palestra ministrada pela Polícia Militar de Meio Ambiente de Santos Dumont, que abordou a apreensão de aves ilegais e as consequências desse crime ambiental.

A ideia do projeto surgiu quando um aluno do quarto ano, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), demonstrou grande interesse por aves e pela legalização da posse desses animais, após acompanhar notícias sobre recentes apreensões. A professora de apoio, Josileia Rodrigues, percebeu a oportunidade de transformar esse interesse em uma experiência educativa e envolveu toda a turma na pesquisa e produção dos trabalhos.

“A proposta do trabalho, além de manter essa exposição sobre o tipo de alimentação dessas espécies, trouxe a curiosidade também de algumas demandas que a gente tem observado tanto no município quanto na região: a apreensão de aves”, destacou Josileia.

A professora Elizabeth Bastos também celebrou o engajamento dos estudantes e destacou a relevância de iniciativas como essa para o desenvolvimento social, cultural e acadêmico dos alunos. Ela ainda demonstrou interesse em ampliar esse tipo de atividade no futuro.

“Isso incentivou muito que eles pesquisassem as espécies e  trouxe outras demandas de pesquisa pra eles. Também mostrou a importância de saber coisas novas, então, pra gente, isso é só o início. O nosso propósito é criar outras exposições de outros assuntos e assim fazer com que os alunos criem esse hábito de leitura e pesquisa, para que nos anos seguintes eles tenham facilidade de adquirir conhecimento.”

Durante a palestra, os representantes da Polícia Militar de Meio Ambiente realizaram dinâmicas, responderam perguntas, e apontaram as aves legalizadas para domesticação. Os militares enfatizaram o valor da conscientização para a preservação da biodiversidade e os impactos negativos da captura ilegal desses animais para o meio ambiente. 

“A Polícia Militar valoriza muito esse tipo de iniciativa, já que a gente conscientiza esses alunos para que eles não se tornem possíveis infratores da norma ambiental e estejam suscetíveis a multas e autuações ambientais”, completou o soldado Tiago.

Fotos: Emylle Lopes

Compartilhe este conteúdo:

  Seja o primeiro a comentar!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário