Testes rápidos para diagnóstico de dengue serão distribuídos em Minas Gerais
Data de Publicação: 3 de fevereiro de 2025 10:44:00 Portal 14B: Estado informa que ainda não há definição de quantitativo ou data de entrega dos testes aos municípios
Por Tribuna de Minas...
Nos próximos dias, o Governo de Minas irá distribuir 405.845 testes rápidos NS1 em cassete, para diagnóstico de dengue no estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Questionados, a SES-MG informou que ainda não há definição de quantitativo ou data de entrega dos testes aos municípios.
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerias (SES/MG) por meio da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS/JF) informa que os critérios para distribuição dos testes aos municípios serão pactuados na reunião de fevereiro da Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG), formada pela SES-MG, gestora estadual do Sistema Único de Saúde (SUS), e secretários municipais de saúde”, afirma em nota.
De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, o teste rápido, que será enviado pelo Ministério da Saúde, é uma importante estratégia na atenção primária. Porém, embora seja um aliado, o subsecretário destaca que o uso do teste não deve ser determinante para a conduta clínica, especialmente na presença de sinais de alarme e gravidade, mesmo que o teste seja negativo.
“A conduta terapêutica deve ser definida com base no quadro clínico, nos resultados de exames inespecíficos, como o hemograma com contagem de plaquetas, e na situação epidemiológica local”, reforça. ?
Eduardo Prosdocimi também enfatiza a importância de que toda a população esteja mobilizada para combater o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika, chikungunya e também da febre amarela. “Estamos no período sazonal e contamos com o apoio de todos os mineiros para eliminar focos de água parada em suas casas.
“É fundamental o trabalho conjunto para a prevenção, aliado ao início precoce do tratamento em caso de infecção pelo mosquito, pois todo e qualquer óbito por dengue é evitável e trabalhamos firmemente para que não ocorram”, finaliza o subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG.
Foto: Reprodução

Mudança de nome em Minas Gerais: quando é possível ser feita em Cartório ou na Justiça
Portal 14B: Cartórios registraram mais de 3 mil mudanças de nome em MG desde a entrada em vigor da nova legislação. Saiba Mais +
Operação da PF mira grupo que fraudava benefícios do INSS em Minas; prejuízo é de R$ 11,5 milhões
Portal 14B: Operação Egrégora identificou esquema com pessoas fictícias e causou prejuízo de mais de R$ 11 milhões aos cofres públicos Saiba Mais +
Minas entra em emergência de saúde pública devido ao aumento de doenças respiratórias
Portal 14B: Medida é válida por 180 dias e visa adoção imediata de ações administrativas e assistenciais Saiba Mais +
Mais de 700 vagas para cursos gratuitos de capacitação na área de turismo são abertas em Minas
Portal 14B: Inscrições acontecem até o dia 12 de maio Saiba Mais +Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|