Febre Oropouche: Piau é a segunda cidade de MG com mais casos confirmados da doença
Data de Publicação: 3 de janeiro de 2025 15:35:00 Portal 14B: Município localizado a cerca de 40 km de Santos Dumont registrou, até o momento, 74 infectados
Por G1...
A cidade de Piau, localizada a cerca de 40 km de Santos Dumont, registrou 74 casos confirmados de febre Oropouche, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. O município é o segundo de Minas Gerais com o maior número de infectados, atrás apenas de Joanésia, que tem 140 notificações.
A febre Oropouche é uma doença viral transmitida pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como ‘maruim’ ou ‘mosquito-pólvora’, entre outras denominações, e é considerada uma arbovirose, assim como a dengue e a chikungunya.
Além de Piau, há casos confirmados em Juiz de Fora, Bom Jardim de Minas, Coronel Pacheco e Tabuleiro, todos com um registro em cada.
Já em Minas Gerais, o número de notificações chegou a 269, conforme dados atualizados pela SES-MG na quarta-feira (1º). Além desses, foram confirmados três por laboratório da rede particular em Belo Horizonte, de pessoas residentes no município de Botuverá, em Santa Catarina, já notificados ao estado.
Como surgiram os primeiros casos na cidade
Segundo o secretário de Saúde de Piau, Roger Hungria de Paula, a população começou a apresentar sintomas de febre alta, parecidos com a dengue.
"Tivemos 136 notificações de dengue, só 11 foram positivas. Testamos para zika e o resultado foi negativo. Tivemos uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que nos orientou a testar esses casos para a febre Oropouche", explicou.
Na ocasião, a pasta enviou 25 amostras para o órgão federal para análise, das quais 21 apresentaram resultado positivo para a doença. Na próxima semana, ainda conforme Roger Hungria, o Ministério da Saúde irá até a cidade avaliar a situação.
Além disso, a Fiocruz informou que realizou a capacitação de profissionais de saúde de Piau no final de dezembro do ano passado na identificação de casos da doença e que um novo treinamento será realizado ainda neste início de ano.
"O treinamento abordou o diagnostico diferencial de síndromes febris agudas, em especial as arboviroses, incluindo manejo clínico e diagnóstico", citou a fundação.
A doença em números em Piau
- 102 amostras foram testadas, desse total, foram 74 positivas;
- 14 estão em análise;
- 25 aguardam envio para análise.
Foto: Divulgaçaõ
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|