Vídeo: Santos Dumont é integrado ao Sistema Nacional e se aproxima de oficializar a municipalização do trânsito
Data de Publicação: 27 de dezembro de 2024 10:13:00 Portal 14B: Município aguarda documentação da Senatran. Previsão é que problemas como fiscalização, vagas e fluidez no trânsito sejam solucionados com a medida
Por Peterson Escobar - Repórter...
Santos Dumont deu mais um passo para colocar em prática a chamada municipalização do trânsito. No dia 19 de dezembro, o Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN) aprovou a integração da cidade ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT).
De acordo com o órgão, a certidão de conformidade já foi assinada e encaminhada à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), para que a medida seja de fato efetivada.
"Com a municipalização, Santos Dumont ganha muito em melhorias na questão do trânsito. Nós vamos passar a receber verbas tanto estaduais quanto do município, e vamos poder usar essas verbas em melhorias para o próprio trânsito, que é algo que é realmente preciso tanto na educação do trânsito, quanto nas vias, rotativo e melhorar nosso fluxo. Hoje nossa secretaria não conta com nenhuma verba", declarou Ariane Oliveira, secretária de Transportes e Trânsito.
Segundo cálculo estimado do Conselho Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, feito em 2022, sem a municipalização, a cidade deixa de arrecadar cerca de R$ 280 mil por mês. A ideia é que, a partir de agora, haja uma mudança de paradigma na área.
"Melhora tudo. Primeiro nós vamos ter que fazer um convênio com a Polícia Militar porque as multas são 50% pra PM e 50% para o município. Outra, vamos criar a chamada 'área azul'; teremos a criação da Guarda Municipal que já foi aprovada pela Câmara de Santos Dumont; já foi criada a JARI, que já tem os quatro membros. Hoje a gente perde só com a falta da 'área azul, aproximadamente R$ 280 mil, que é um dinheiro que dá para a secretaria se movimentar. Hoje a gente fica de pires na mão, tudo que precisa para o trânsito a gente vai pedir para secretarias auxiliares. A partir de agora o trânsito começa a movimentar com as próprias pernas, a partir do que vai ser arrecadado com a criação da área azul, multas de trânsito. Os guardas municipais vão passar por um treinamento e terão um poder de polícia limitado, isso foi um avanço muito grande", explicou Clésio Santos, presidente do COMTRAM.
As autoridades ligadas ao trânsito no município celebraram a conquista. Problemas como a fiscalização de carros de aplicativo, táxi e transporte escolar devem ser solucionados, assim como de vagas e fluidez do trânsito. A medida foi encarada como um avanço histórico.
Imagem: Isabella Sad
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|