Português (Brasil)

Vídeo: Governo de Minas Gerais concede Medalha Santos Dumont 2024

Vídeo: Governo de Minas Gerais concede Medalha Santos Dumont 2024

Portal 14B: Evento foi realizado na Villa Foncá, nessa segunda-feira (18). Romeu Zema foi representado pelo vice-governador Mateus Simões, que falou sobre a medalha e o desenvolvimento de Santos Dumont e da Zona da Mata

Compartilhe este conteúdo:

 Por Peterson Escobar - Repórter...


 
 
Ouro, prata e bronze... Nesse 18 de novembro, 122 personalidades e oito instituições receberam a prestigiada Medalha Santos Dumont, honraria concedia pelo Governo de Minas Gerais.

Dois sandumonenses estiveram na lista e receberam o grau bronze. O sargento da Polícia Militar, Adilson Abreu: 
“Eu sou o policial que sempre levei muito a sério a minha profissão, sempre tratei as pessoas com muita harmonidade e respeito, e obediência sempre à legislação pertinente do nosso país. Eu fico muito lisonjeado de receber essa homenagem, de estar sendo reconhecido por quase 30 anos de serviços prestados à nossa comunidade”, declarou o militar.

E o delegado de Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) Roberto da Silveira Montezi.

“Eu saí daqui muito novo, fui para a Aeronáutica com 18 anos. Fiquei lá por uma década e depois ingressei na Polícia Civil como delegado e agora estou de volta no setor da matéria eleitoral, neste ano eu atuei e me senti muito prestigiado, lisonjeado, por essa honraria na minha terra natal”, disse.

Outras pessoas que possuem ligação direta com a cidade de Santos Dumont, também foram agraciadas como a promotora de justiça Vânia Pinheiro e a juíza de direito Silvia Paiva de Souza Ramos.

O evento, que tradicionalmente acontece na Fazenda Cabangu, onde nasceu Alberto Santos Dumont, neste ano aconteceu na Villa Foncá pelo risco de chuva. No entanto, nem a chuva e nem o governador Romeu Zema (Novo) apareceram. O governador foi representado pelo vice Mateus Simões.

“Santos Dumont é sem dúvida o brasileiro mais conhecido no exterior, nascido pelo menos no último século, e o fato dele ser mineiro deixa a gente ainda mais orgulhoso. A lógica da Medalha Santos Dumont é exatamente essa, é uma celebração do exemplo representado por Santos Dumont e de alguma forma o que isso pode representar para gente ao longo dos anos, ao longo das histórias das outras vidas impactadas pelas histórias premiadas pela comenda. De outra forma a gente só consegue construir a partir de bons exemplos e aqui hoje nós premiamos dezenas de excepcionais exemplos nas áreas mais diversas, na educação, na saúde, na segurança, na ciência e eu espero que as pessoas que veem a medalha serem entregue lembrem disso, cada uma das pessoas que recebeu aqui a medalha tem um exemplo para dar e que merece ser seguido”, afirma.

E um desses exemplos citados pelo vice-governador é o especialista em aviação Fernando de Borthole, dono do canal Aero por Trás da Aviação, com quase 2 milhões de inscritos no Youtube e que esteve pela primeira vez em Santos Dumont para ser homenageado.

Desenvolvimento da Zona da Mata e potencial turístico

Perguntado como o governo pode ajudar o desenvolvimento econômico da Zona da Mata e alavancar o potencial turístico da figura de Alberto Santos Dumont, o vice-governador afirmou que o Executivo mineiro está à disposição e a região precisa resgatar a autoestima.

"Não só Santos Dumont, mas toda a Zona da Mata e Vertentes tem paisagens naturais muito bonitas e são regiões históricas muito relevantes, com casarões que precisam ser visitados, vários sítios históricos. Nós do governo do Estado temos nos colocado à disposição dos empreendedores do turismo para qualificar e vender o destino Minas. É claro que o governo do Estado não é um operador turístico, ele não oferece rotas turísticas, mas a cada um dos operadores estaduais que se coloca como detentor de algo que mereça ser apresentado, nós damos a mão e vamos com ele (..) As rotas do queijo, do canastra e a rota seco, foram apresentadas em Portugal. Acho que nós precisamos resgatar aqui na Zona da Mata a autoestima do nosso mineiro da área mais antiga do estado, com a desindustrialização especialmente de Juiz de Fora veio perdendo o brilho nos olhos pra falar da sua própria cara. Eu dizia hoje a alguns prefeitos da região: tá na hora da gente voltar a ter orgulho da região porque ela continua sendo rica e produtiva, é uma questão da gente voltar a ter orgulho de mostra para os outros, só querem visitar o que a gente daqui gosta, se a gente começar recuperar esse brilho nos olhos, os visitantes estão prontos para voltar à região", disse Mateus Simões. 

 

 

Fotos: Peterson Escobar

Compartilhe este conteúdo: