Polícia Militar de Meio Ambiente apreende 12 kg de peixes e redes de pesca em Santos Dumont
Data de Publicação: 13 de novembro de 2024 10:56:00 Portal 14B: Operação piracema aconteceu nessa terça-feira (12), na Represa da Ponte Preta. Uma mulher foi presa e um homem fugiu
Por Redação...
A Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA), durante a operação Piracema, apreendeu na represa da Ponte Preta, em Santos Dumont, 12 kg de pescado e duas redes de 50m² cada, nessa terça-feira (12).
Os militares receberam informações sobre um indivíduo que, usualmente, cometeria crimes de pesca ao utilizar apetrecho proibido para a categoria amadora. Ao chegar no local denunciado, a equipe se deparou com um casal utilizando redes de pesca no leito para praticar pesca predatória.
Um homem conseguiu fugir ao avistar a guarnição. Já a mulher, de 28 anos, foi presa e conduzida até a Delegacia de Polícia Civil de Santos Dumont.
Piracema
Traduzida do tupi e com o significado de “subida dos peixes”, a piracema acontece quando os cardumes nadam contra as correntes para realizarem a desova e se reproduzirem. No período, que começou em 1º de novembro de 2024 e segue até 28 de fevereiro de 2025, a pesca em lagos e rios fica proibida.
Segundo o Instituto de Pesca, a piracema “é uma medida de extrema importância para a conservação dos ecossistemas aquáticos, pois permite que os peixes realizem suas desovas tranquilamente e sem ameaças, contribuindo para o aumento das populações”.
Apesar do veto, não são incomuns flagrantes da Polícia Ambiental, como aconteceu essa semana em Santos Dumont.
O que é proibido e o que é liberado
A captura de oito espécies de peixes são proibidas na piracema por coincidirem com o período em que se reproduzem. São elas: bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva.
Por outro lado, bagre-africano, apaiari, black-bass, carpa, corvina, peixe-rei, sardinha-de-água-doce, piranha-preta, tilápia, tucunaré e zoiudo são espécies permitidas. Conforme Paula Maria, os peixes híbridos e o camarão gigante da Malásia completam a lista.
Foto: Divulgação PMMA
Seja o primeiro a comentar!
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo
Nome
|
E-mail
|
Localização
|
|
Comentário
|
|